Câmara homenageia Colégio Santa Maria

Com 55 anos de existência, uma das mais tradicionais instituições de ensino do Estado recebeu uma homenagem da Casa de José Mariano. Pais, alunos e profissionais do Colégio Santa Maria foram recebidos no plenário da Câmara nesta quinta-feira, 26, numa solenidade proposta pela Doutora Vera Lopes (PPS). A reunião foi conduzida pelo presidente Jurandir Liberal (PT).

A autora da homenagem é também autora de um projeto de lei em tramitação na Casa que dá o nome de Maria das Dores Muniz de Melo, fundadora do Colégio Santa Maria, a primeira escola municipal a ser inaugurada no Recife. Ela contou que foi a reação da diretora do colégio que a inspirou a fazer a homenagem. “Rosa Amélia me disse que assim que esta escola for criada, ela receberá todo o apoio pedagógico do Colégio Santa Maria. Vi nesta iniciativa o altruísmo deste colégio, que também tem o olhar social e irá transformar a escola que receber o nome de Maria das Dores numa das melhores da rede pública municipal. Por isso ele merecer nossos aplausos e esta homenagem”.

Vera Lopes, cujos filhos estudaram no Santa Maria, destacou o compromisso da instituição em somar tradição e inovação. “Fundado há mais de meio século, mantém-se jovem e dinâmico, sem perder de vista a filosofia que norteou sua criação: desenvolver o amor pelo saber. O Santa Maria está sintonizado com o tempo, direcionado para o futuro sem deixar de preservar suas raízes e o conjunto de experiências que acumulou ao longo da própria história”.

Após receber da vereadora a placa comemorativa e da exibição de um vídeo sobre a história e a estrutura do colégio, a diretora Rosa Amélia Muniz agradeceu pela iniciativa e destacou os valores do colégio. “Educar para o Santa Maria é ter um olhar diferenciado para tudo que diz respeito ao homem. Homem contemporâneo, norteado por uma filosofia humanística, divulgador de princípios morais, sociais e éticos, adeptos às transformações tecnológicas que movem o mundo em busca de uma melhor qualidade de vida”.

Ela também demonstrou preocupação com os índices da educação no país, onde mais de um milhão de vagas de emprego não são preenchidas por falta de qualificação dos candidatos. E aproveitou para reforçar o apoio à escola municipal que levará o nome da fundadora do Santa Maria. “É urgente redimensionar os parâmetros educacionais e, estejam certos, lutaremos para que isto aconteça. Nos colocamos à disposição, com o apoio dos vereadores, para juntos qualificarmos a educação no Estado. Ajudaremos na construção educacional desta nova instituição pública municipal, disponibilizando a experiência dos educadores, o carinho e a competência dos nossos alunos e de seus pais. Todos juntos pelo sentimento de um país mais forte”.

A homenagem seguiu com a apresentação do coral dos alunos do Colégio Santa Maria. O presidente Jurandir Liberal encerrou a reunião parabenizando a vereadora pela iniciativa. “A Câmara está muito feliz na tarde de hoje, quando a energia desta criançada renova a nossa vontade de trabalhar por uma cidade mais nobre, mais justa”.

Em 26.05.11, às 17h10.