Câmara homenageia O Livro dos Espíritos

Para comemorar os 158 anos de publicação de “O Livro dos Espíritos”, que é a primeira obra da Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec, em Paris, a Câmara Municipal do Recife realizou reunião solene nesta sexta-feira, 24, por iniciativa do vereador Rogério de Lucca (PSL). A cerimônia foi realiada dentro das comemorações do Dia do Livro dos Espíritos no Recife, comemorado em 18 de abril, que foi instituído pela Lei Municipal 17.020/2004, a partir de projeto de lei de autoria do mesmo vereador. “Trata-se de um livro revolucionário, que nos orienta para a prática do bem e apresenta respostas para questões essenciais como de onde vimos, onde estamos e para onde vamos”, disse o parlamentar.

A reunião foi presidida pelo vereador Eduardo Marques (PTB) e a mesa foi composta pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Vicente André Gomes (PSB); o  presidente da Federação Espítita de Pernambuco (FEP), Édson Caldeira; o membro da Comissão Estadual de Espiritismo, Rubem Brás; o jornalista Raldeny Santos; e a diretora de Comunicação da FEP, Ednar Santos. A cerimônia contou também  com a participação de representantes da Federação Espírita Pernambucana e de diversos centros recifenses. O vereador Rogério de Lucca fez um breve histórico do livro  que “traz lições complementares para questões que estão na Bíblia” e contribui para “elucidar o que Jesus nos ensinou sobre a importância da prática do bem”.

O Livro dos Espíritos, segundo ele, é uma obra de perguntas e respostas, com 1019 questões, que esclarecem dúvidas e aborda temas como “vida após a morte”, “a imortalidade da alma”, “a essência dos ensinamentos morais de Cristo”, “a vinda do consolador prometido por Jesus”, entre outros. Trata-se de “um manual para quem deseja aprender e conhecer o processo de evolução humana”. O Dia do Livro dos Espíritos é uma data que faz parte do calendário de eventos do Recife e “convida os espíritas e simpatizantes à união para uma divulgação coesa do ideal espírita”, afirmou.

O presidente da Federação Espírita de Pernambuco Édson Caldeira ressaltou que a primeira edição do Livro dos Espíritos foi lançada em 18 de abril de 1857, em Paris, com 501 questões. Na segunda edição, em 1860, disse ele, foi ampliada para as atuais 1019 e a partir de então, passou a ser traduzido. “É a obra básica de nossa doutrina, um marco na história da humanidade”, ressaltou. Segundo ele, a obra trata “do amor de Deus para com a humanidade, a felicidade, as dores, as necessidades, assim como explica a necessidade da reencarnação como expiação e melhoramento progressivo da humanidade”. Ele abordou algumas questões de que trata o livro, sendo que a última é a pergunta: “O bem reinará sobre a Terra?”. A resposta do livro, disse Édson Caldeira, é que isso só ocorrerá “quando os bons predominarem sobre a Terra, com a prática do amor e da justiça”.

O presidente da Câmara Municipal do Recife, Vicente André Gomes, parabenizou o vereador Rogério de Lucca por ter realizado a reunião solene. “O vereador é um homem que tem a qualificação do bem e tudo o que ele faz se aproxima da bondade e do respeito pelo ser humano”. Ele também deu um depoimento de sua experiência com a doutrina espírita por ter assistido, como médico, a uma cirurgia espírita realizada pelo seu colega de turma Édson Queiroz, já falecido. Édson incorporava o espírito do médico alemão Doutor Fritz, em eventos que ficaram bastante conhecidos no Recife, na década de 1990. Vicente disse que compareceu à sessão em que o médico operou a mulher e ter ficado “muito impressionado com a cirurgia cardíaca”. Por ter comparecido à sessão que Édson Queiroz incorporava Doutor Fritz, Vicente prestou depoimento ao Conselho Regional de Medicina.