Câmara homenageia os 500 anos da Reforma Protestante

A Câmara Municipal do Recife celebrou os 500 anos da Reforma Protestante em solenidade realizada na manhã desta terça-feira, 31, por iniciativa da bancada evangélica. Os oito vereadores que organizaram a reunião foram unânimes em enfatizar a importância do frade alemão Martinho Lutero para a História Contemporânea, que através de ideias revolucionárias provocou profundas mudanças religiosas, culturais, políticas e sociais. Cada um dos vereadores homenageou convidados, totalizando em 41 nomes, que se destacaram na luta em defesa do Evangelho e dos serviços prestados à fé que professam. As galerias e o plenário estavam lotados de religiosos e políticos.

A solenidade foi iniciada às 10h30 e durou duas horas, presidida pelo vereador Eduardo Marques, que faz parte da bancada evangélica e é também presidente da Câmara Municipal do Recife.  Os outros componentes são, pela ordem alfabética, Aimée Carvalho (PSB), Ana Lúcia (PRB), Carlos Gueiros (PSB), Eduardo Marques, Fred Ferreira (PSC), Michele Collins (PP), Renato Antunes (PSC) e Ricardo Cruz (PPS). A mesa foi composta pelo deputado estadual Ossésio Silva; pastor Ney Ladeia, da Igreja Batista da Capunga; pastor Manoel Ferreira; pastor Sandro Santana, da Assembleia de Deus Ministério Libertador; evangelista Shostenes Pereira, da Assembleia de Deus em Pernambuco; apóstolo Ebenézer Nunes da Igreja Batista Viva; e o bispo dom Alexandre Barbosa Ximenes, da Igreja Episcopal Carismática do Brasil.

A reforma protestante teve início em 31 de outubro de 1517, quando frade Martinho Lutero fez críticas á Igreja Católica, afixando um documento com 95 teses na entrada da Igreja de Wittenberg, na Alemanha. Ele rompeu com o catolicismo porque criticava a deturpação do Evangelho, a venda de indulgências, a corrupção, o enriquecimento ilícito e o celibato clerical da Igreja Católica. Foi excomungado e perseguido, e resultou na criação do luteranismo, que foi um movimento protestante. Ao longo dos séculos, o movimento deu origem a diversas igrejas e denominações que se popularizaram na Europa, Estados Unidos e posteriormente no Brasil. A solenidade foi entremeada de orações, apresentações musicais no estilo gospel e de entregas de diplomas.

O primeiro a falar foi o pastor Ney Ladeia. Ele ressaltou que merece destaque nas comemorações dos 500 anos da reforma protestante a união das diversas denominações evangélicas. “As bandeiras dessa reforma são um tema que nos une e nos coloca como irmãos, independentemente das diferentes igrejas e formas de pensamento”. A vereadora Aimée Carvalho foi a primeira a falar como componente da bancada evangélica. “Poder falar hoje da reforma protestante, quando se comemora 500 anos, é um privilégio. Lutero nos convocou a viver a verdadeira fé cristã. São muitas as contribuições que o protestantismo continua dando à humanidade”, disse.

A vereadora Ana Lúcia falou em seguida. Ela disse que a reforma protestante “marcou profundamente a consciência teológica, histórica, mental e política mundial. Lutero desenvolveu uma teologia própria, posteriormente denominada teologia evangélica”. O vereador Carlos Gueiros disse que “esta casa, sendo a casa de César, hoje se transforma na casa de Deus, para homenagear um evento que muda a história dos povos. Estou no sétimo mandato e pela primeira vez vejo um movimento dos vereadores pela unanimidade da bancada com demonstração de unidade, que alardeia que estamos unidos e em sintonia para pregação do Evangelho”.

O vereador Fred Ferreira disse que “é com alegria que eu faço parte desse momento especial. Esta união da bancada faz toda a diferença; estamos unidos e isso vai reverberar em todas as igrejas e em toda a sociedade, pois aqui há vereadores que defendem a Palavra de Deus”. A vereadora Michele Collins disse que a reforma foi “um movimento que não dividiu, mas renovou a Igreja – os 500 anos da Reforma Protestante – sendo um importante momento para compartilharmos a fé e de fortalecermos o Evangelho”.

O vereador Renato Antunes disse que a solenidade era ‘um ato comemorativo não só pelos 500 anos da reforma protestante, mas porque é um ato profético nesta casa legislativa. Isso me enche de alegria. Temos um papel importante dentro do parlamento desta cidade e este ato nos une. Estamos aqui para cuidar da cidade, mas não abrimos mão de nossa fé”. O vereador Ricardo Cruz disse que estava vivendo um momento histórico. “Assim que tomei posse, uma das minhas primeiras preocupações foi procurar a bancada evangélica para fazer parte dela e lutar pelos ideais de Cristo. Estamos irmanados num único objetivo e num único pensamento. Hoje, a bancada está gloriosa”.

O pastor Alexandre Ximenes, da igreja Episcopal Carismática do Brasil, disse que nunca viu “um ato em homenagem aos 500 anos da reforma, feito pelos poderes constituídos, com tanta participação, como a que vejo nesta manhã, na Câmara do Recife. A saída para os problemas do nosso país está na igreja do Senhor”. Em seguida, um vídeo foi exibido contando a história dos 500 anos da reforma protestante. O vereador Eduardo Marques encerrou a reunião solene parabenizando a bancada evangélica pela organização e pela união. “Esta homenagem aos 500 anos da reforma entra para a história desta casa legislativa. Tudo o que a bancada evangélica faz é para o bem comum e do nosso povo”, afirmou.

Os homenageados foram os seguintes. Da vereadora Irmã Aimée Carvalho (PSB): Assembleia de Deus em Pernambuco, através do pastor Ailton José Alves, representado pelo evangelista Shostenes Pereira.

Da vereadora Ana Lúcia (PRB): A Universal nos Presídios (Unip), através do pastor Daniel Gaspar Júnior; Grupo Calebe (Melhor Idade/ Calebe), através do pastor Heitor Orleans Arantes; Força Jovem Universal em Pernambuco, através do pastor Adriano Batista Lopes; Evangelização Universal em Pernambuco, através do pastor Clebson Pinheiro da Silva; Grupo de Apoio e Coordenação Política (Gacop), através do pastor Rufino da Silva; Igreja Universal do Reino de Deus, através do bispo Ossesio José da Silva.

Do vereador Carlos Gueiros (PSB): Igreja Presbiteriana do Pina, através do reverendo Daniel de Campos Chagas Júnior; Igreja episcopal Carismática do Brasil, através do bispo dom Alexandre Barbosa Ximenes; Igreja Assembleia de Deus ministério de Madureira Campo Grande, através do presidente pastor Geovani Gomes; Catedral da Reconciliação da Diocese da Zona Sul e do Estado de Alagoas da Igreja Episcopal Carismática do Brasil, através do reverendo Pablo Cavalcanti de Andrade Brito; Seminário Episcopal Teológico Carismático, através do reverendo Rafael Batista de Oliveira; Igreja Presbiteriana de Boa Viagem, através do reverendo Sérgio Saeger Vitalino.

Do vereador Fred Ferreira (PSC): Igreja Assembleia de Deus Campo do Jordão, através do pastor Laércio Venâncio do Espírito Santo; Igreja Batista do Recife, através do pastor Joel de Oliveira Bezerra; Igreja Assembleia de Deus Ministério Novas de Paz, através do pastor Francisco Tercio de Vasconcelos Cordeiro; Igreja Batista dos Remédios, através do pastor José Xavier da Cãmara Filho; Igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo Imbiribeira, através do pastor Ozeias santos Leal.

Da vereadora Michele Collins (PP): Igreja Batista da Capunga, através do pastor Ney Ladeia; Sociedade Bíblica do Brasil, através do pastor Reuel Klayber; União dos Evangélicos Militares de Pernambuco, através do coronel Eduardo José da Silva; Seminário Teológico Batista Nacional de Pernambuco, através do pastor Herivando Costa; Assembleia de Deus Ministério Madureira, através do presidente da Convenção de Pernambuco, pastor José Justino dos Santos.

Do vereador Renato Antunes (PSC): M12 Pernambuco, através do apóstolo Daniel Neves dos Santos; Igreja Obreira de Cristo através do apóstolo Doriel Bezerra Dias; Igreja Apostólica Batista Viva através do apóstolo Ebenézer Nunes; Ordem dos Pastores Batista seção Pernambuco através do pastor Hercílio Alves da Silva; Convenção Batista de Pernambuco, através do pastor Lincon Araújo, representado pelo pastor Anderson Marques de Oliveira; pastor Manoel de deus, da Assembleia de Deus Novo Tempo.

Do vereador Ricardo Cruz (PPS): Igreja Batista Missionária Castelo Forte, através do pastor Jorge Antônio Maciel; Igreja Verbo da Vida, através do pastor Daniel Rocha; Igreja Batista Regular da UR-6, através do pastor Edmilson Ferreira da Silva; Igreja Missionária Castelo forte, através do pastor Iranildo Ferreira da Silva; Igreja Batista Missionária de Nova Descoberta, através do pastor José Maria Moreira Cavalcante; Igreja Assembleia de deus Belém, através do pastor Anderson do Nascimento Acyoli.

Do vereador Eduardo Marques (PSB): Igreja Pentecostal Assembleia de Jesus Cristo, através do pastor Dalmo Inácio da Silva; Igreja Evangélica de Missões Cristo é Vida, através da pastora Rosenete Honorato da Silva; Igreja Assembleia de Deus Ministério Libertador, através do pastor Sandro Santana da Silva; Igreja O Brasil para Cristo, através do pastor João Alves de Almeida filho; Igreja Evangélica Pentecostal Mensageiros de Cristo, através do pastor Gilbeon José da Silva Nascimento; Igreja Assembleia de Deus Ministério Libertador, através do pastor Erivaldo Félix da Silva.

 

Em 31.10.2017, às 12h40.