Câmara homenageia Tribo Carijós do Recife por seus 120 anos

Os 120 anos de festa e tradição da Tribo Carijós do Recife foram celebrados nesta sexta-feira (7), na Câmara Municipal. Por iniciativa do vereador Almir Fernando (PCdoB), a Casa realizou uma reunião em caráter solene para homenagear a agremiação carnavalesca e a importância cultural dos caboclinho. Integrantes do setor de cultura contemplaram o evento no plenário da Câmara, que contou ainda com participantes do grupo vestindo os adereços típicos da Tribo.

A história dos Carijós começou em 6 de março de 1896, quando foi fundada pelo estivador Antônio da Costa. A tradição conta que da Costa, que costumava incorporar o caboclo Carijó ao fazer uso da jurema sagrada, recebeu a entidade a incumbência de preservar a cultura regional organizando um grupo de pessoas vestidas como indígenas durante o carnaval.

Ao discursar na tribuna da Câmera, Almir Fernando fez questão de citar as conquistas da agremiação. “A Tribo Carijós é a maior detentora de títulos carnavalescos do Recife. Dentre os mais importantes, destacam-se o de hexacampeã, de 1970 a 1975; o de tricampeã, de 1980 a 1982; e o de novamente hexacampeã, de 1987 a 1992. Atualmente é campeã do Grupo 1.”

Almir Fernando é autor de um requerimento aprovado pela Câmara que indica à Prefeitura que a Tribo Carijós do Recife seja homenageada no Carnaval de 2017. “Eu vou cobrar pessoalmente. É uma homenagem justa.”

O parlamentar falou ainda sobre a relevância dos caboclinhos como expressão cultural. “É um trabalho que vai além do incentivo ao carnaval e à cultura e se configura como uma importante ferramenta de ação social. Manifestação popular, originária da mescla indígena, os caboclinhos expressam um forte sentimento nativista. São homens, mulheres e crianças que apresentam vigorosas coreografias em ritmo marcado pelo estalido das preacas.”

Sob o aplauso dos presentes, foi entregue uma placa em homenagem pelos 120 anos da Tribo ao seu presidente, Jefferson Roberto Cosme do Santos. Uma apresentação de música e dança do grupo deu continuidade ao evento.

Em seguida, Jefferson Roberto dos Santos tomou a palavra para agradecer pela homenagem. “Hoje é um dia muito importante para nós que fazemos a Tribo Carijós do Recife. Quero agradecer ao vereador Almir Fernando por esta homenagem. É muito importante para mim, um jovem de apenas 27 anos, estar à frente de uma tribo de caboclinhos que é a mais antiga do Estado de Pernambuco. É um orgulho muito grande. Que o Deus dos caboclos nos abençoe. Que não deixemos apagar esta chama que os primeiros habitantes nos deram.”

A reunião foi presidida pelo vereador Alfredo Santana (PRB), que teceu elogios à atuação de Almir Fernando, recentemente reeleito para a Câmara do Recife. “A gente fica muito feliz com as pessoas que se preocupam com o bem da cidade. Parabenizo Almir Fernando não só por esta tarde magnífica de homenagem à Tribo, mas por toda a vida dele. É uma satisfação a Casa de José Mariano tê-lo por mais quatro anos.” Também fizeram parte da mesa do evento o secretário-executivo de Cultura do Recife Williams Sant’anna e o produtor cultural Clébio Marques.

Em 07.10.2016, às 16h16