Câmara institui Comissão Especial para acompanhar edifícios em risco
O requerimento para formação da comissão é do vereador Gilberto Alves, que alertou para os riscos que outros prédios podem estar sofrendo. Lembrou da visita que vereadores fizeram aos moradores do Eldorado, semana passada, e a ida do prefeito a Brasília para pedir providências à Caixa Econômica Federal, no sentido de agilizar o auxílio aluguel. “A prefeitura tomou todas as providências necessárias, dispobilizou caminhões para mudanças, colocou equipes de psicológos e outros profissionais no local, além do empenho do prefeito. A Comissão Especial vai trazer outros atores para discutir o assunto, incluindo os outros prédios em situação de riscos, que são muitos”.
Raul Jungmann (PPS) se colocou à disposição para aprovar requerimento e ajudar no que for preciso. Sugeriu que o líder do governo convocasse uma audiência pública, pois a situação dos moradores é desesperadora. Amaro Cipriano Maguari disse que era importante buscar alternativas e o prefeito estava indo em busca delas junto à Caixa Econômica. Disse que esteve em três conjuntos residenciais também financiados pela Caixa, que foram desocupados e os moradores recebem valores diferentes variando de R$ 400,00 a R$ 800,00 do auxílio moradia. Ele sugeriu que o valor seja unificado.
Aerto Luna disse que os moradores do Eldorado estavam preocupados, mas com a visita dos vereadores se sentiram mais confiantes e a criação da Comissão Especial dará tranquilidade a todos os atingidos. “Embora a responsabilidade seja da Caixa, o prefeito está correndo atrás e nós devemos pressionar para que surja uma solução”. Eurico Freire (PV) considera importante a Comissão Especial e espera que a Câmara tome para si a responsabilidade de ajudar aos moradores para que surja uma solução rápida.
Em 03.06.2013, às 17h45.