Câmara institui Comissão Especial para acompanhar edifícios em risco

Uma Comissão Especial representada pelos blocos partidários da Câmara do Recife, composta pelos vereadores Gilberto Alves (PTN), Amaro Cipriano Maguari (PSB), Henrique Leite (PT), Antonio Luiz Neto (PTB), Davi Muniz (PHS), Marcos Aurélio Medeiros (PTC) e Aerto Luna (PRP), foi criada na tarde desta segunda-feira 3, na Câmara do Recife, para acompanhar e dar apoio aos moradores do Ed. Eldorado, condenado e desocupado. A comissão também deverá fiscalizar a situação de mais de 200 prédios tipo caixão, em situação de risco, e que também podem vir a serem evacuados em Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista e Camaragibe. O Ministério Público vai ajuizar ação pública contra a Caixa Econômica para que agilize as respostas.

O requerimento para formação da comissão é do vereador Gilberto Alves, que alertou para os riscos que outros prédios podem estar sofrendo. Lembrou da visita que vereadores fizeram aos moradores do Eldorado, semana passada, e a ida do prefeito a Brasília para pedir providências à Caixa Econômica Federal, no sentido de agilizar o auxílio aluguel. “A prefeitura tomou todas as providências necessárias, dispobilizou caminhões para mudanças, colocou equipes de psicológos e outros profissionais no local, além do empenho do prefeito. A Comissão Especial vai trazer outros atores para discutir o assunto, incluindo os outros prédios em situação de riscos, que são muitos”.

Raul Jungmann (PPS) se colocou à disposição para aprovar requerimento e ajudar no que for preciso. Sugeriu que o líder do governo convocasse uma audiência pública, pois a situação dos moradores é desesperadora. Amaro Cipriano Maguari disse que era importante buscar alternativas e o prefeito estava indo em busca delas junto à Caixa Econômica. Disse que esteve em três conjuntos residenciais também financiados pela Caixa, que foram desocupados e os moradores recebem valores diferentes variando de R$ 400,00 a R$ 800,00 do auxílio moradia. Ele sugeriu que o valor seja unificado. 

Aerto Luna disse que os moradores do Eldorado estavam preocupados, mas com a visita dos vereadores se sentiram mais confiantes e a criação da Comissão Especial dará tranquilidade a todos os atingidos. “Embora a responsabilidade seja da Caixa, o prefeito está correndo atrás e nós devemos pressionar para que surja uma solução”. Eurico Freire (PV) considera importante a Comissão Especial e espera que a Câmara tome para si a responsabilidade de ajudar aos moradores para que surja uma solução rápida.

 

Em 03.06.2013, às 17h45.