Câmara intermedia negociações salariais da Vigilância Sanitária

A partir de agora os servidores do Departamento de Vigilância Sanitária da Prefeitura do Recife irão negociar a isonomia da gratificação de função diretamente com os secretários municipais. Isso será possível depois que a Câmara Municipal do Recife, através da Comissão de Finanças e Orçamento, intermediou a abertura das negociações em reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 1º de julho. O primeiro resultado concreto do entendimento já poderá ocorrer ainda na tarde de hoje, quando, às 17h, as diversas categorias que trabalham na fiscalização sanitária dos estabelecimentos do comércio, da indústria e de unidades de saúde (privadas e públicas) voltarão a se encontrar com o secretário de Administração e Gestão de Pessoas, Marconi Muzzio.

“Isso representa um avanço nas negociações, pois os servidores não estavam tendo contato com os secretários. Agora, poderão conversar e chegar a um ponto de convergência”, comemorou a vereadora Priscila Krause (DEM), vice-presidente da Comissão de Finanças, que conduziu a negociação.  A reunião que permitiu a distensão contou com a presença de 15 vereadores e quatro secretários municipais e foi realizada na Sala das Comissões da Câmara Municipal do Recife. A principal questão que vinha dificultando o entendimento entre servidores e Poder Executivo era a isonomia das gratificações no Departamento de Vigilância Sanitária da Prefeitura do Recife.

Não foi a primeira vez, este ano, que a Câmara Municipal do Recife atuou como fórum de negociação salarial dos servidores. Além do pessoal da Vigilância Sanitária, já intermediou entendimento com outras categorias, a exemplo dos Agentes de Saúde e Combate a Endemias e dos enfermeiros. “A participação é legítima”, reconheceu o secretário de Administração e Gestão de Pessoas, Marconi Muzzio. “A reunião foi positiva, pois viemos tirar dúvidas sobre o projeto de lei que trata da remuneração dos servidores e das emendas”, disse. Além dele estiveram presentes os secretários de Finanças, Roberto Pandolfi; de Assuntos Jurídicos, Ricardo Correia; e de Relações Institucionais, Fred Oliveira.

Os servidores do Departamento da Vigilância Sanitária também compareceram ao encontro, que contou com a presença dos vereadores Jairo Brito (PT), presidente da Comissão de Finanças; Priscila Krause; Antônio Luiz Neto (PTB); Estéfano Menudo (PSB); Eurico Freire (PV), esses, membros efetivos da Comissão; além de Aerto Luna (PRP); Jurandir Liberal (PT); Marco Aurélio Medeiros (PTC); Almir Fernando (PCdoB); Henrique Leite (PT); Eduardo Marques (PTB); Gilberto Alves (PTN), Aderaldo Pinto (PRTB), Carlos Gueiros (PTB) e Vicente André Gomes (PSB), presidente da Câmara Municipal do Recife. 

As negociações ocorrem enquanto tramita na Câmara Municipal o projeto de lei número 22/2013, do Poder Executivo, que dispõe sobre a remuneração dos servidores da Administração Direta, da Fundação de Cultura da Cidade do Recife - FCCR, da Autarquia Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão) e do Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc), tratando da reestruturação das tabelas dos planos de carreiras, da recomposição de vencimentos, da fixação de gratificações e de outras vantagens e benefícios. O presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, Jairo Brito, considerou que a reunião foi proveitosa. “Foi proveitosa porque o pessoal da Vigilância Sanitária está com pendências. Tivemos atenção para com essas categorias e esperamos que haja entendimento geral para que nós possamos fechar o parecer e votar o projeto”, disse.

 

Em 01.07.13 às 14h15.