Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio recebe homenagem da Câmara

Ser uma ponte para os negócios entre empresas brasileiras e italianas. Com esse objetivo, foi fundada em 2005 a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura do Nordeste, cuja sede se localiza no Recife. Em dezembro de 2016, uma nova mesa diretora foi eleita para gerir a entidade até 2019 – e, nesta sexta-feira (4), o grupo recebeu uma homenagem da Câmara do Recife. A iniciativa da reunião solene, realizada no plenário da Casa de José Mariano, foi do vereador Wanderson Florêncio (PSC).

Ao subir à tribuna, o parlamentar destacou os laços imigratórios e culturais que unem o Brasil e a Itália. Wanderson Florêncio ainda pontuou a importância dos negócios ítalo-brasileiros para os recifenses. “Em Pernambuco, a presença italiana é marcante e importante para o processo de desenvolvimento do nosso Estado. Já nos primórdios da colonização junto aos portugueses chegam em terras pernambucanas, oriundos de Gênova e Nápoles, italianos que comercializavam em nosso Estado. No Recife, a Itália está presente em grande número e tem tido uma importante participação no desenvolvimento e progresso da cidade. É o que vem buscando a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura do Nordeste.”

De acordo com o vereador, a Câmara Ítalo-Brasileira contribui para suprir a demanda local por capital produtivo italiano. “E isso foi comprovado no cenário de 2016, quando as exportações da Fábrica da JEEP e a M&G lideraram o ranking das empresas privadas, mostrando que os italianos preservam o interesse em realizar investimentos em nosso Estado. A Câmara Municipal do Recife não podia ficar fora disso. Reconhece, na tarde desta sexta-feira, a importância da Câmara Ítalo-Brasileira no Recife e homenageia sua nova mesa diretora.”

Após seu discurso, Wanderson Florêncio concedeu um diploma de homenagem ao presidente da Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura do Nordeste, Otávio Roberto Dias Moraes. Compondo a mesa do evento, estava também o secretário-geral da entidade, Rômulo Nei Barbosa de Freitas Filho. O secretário estadual das cidades, Francisco Antonio Souza Papaléo, e a diretora de jornalismo da Globo Nordeste, Jô Mazzarolo, também fizeram parte da solenidade.

Ao tomar a palavra, Otávio Dias Moraes falou sobre as propostas de sua gestão, que incluem um concurso de redação em escolas públicas e a realização de feiras gastronômicas e culturais. Ele ainda apontou as vantagens do Estado para os negócios ítalo-brasileiros. “Pernambuco pode dinamizar a Câmara porque temos pessoas competentes para gerir negócios bilaterais aqui. Existe representatividade, temos um parque empresarial italiano. Vamos beneficiar as pessoas da comunidade local. Vamos fazer com que a Câmara contribua para o desenvolvimento socioeconômico do Estado.”

A reunião foi presidida pelo vereador Chico Kiko (PP). Após a solenidade, os participantes do evento se confraternizaram em um coquetel realizado no Salão Nobre da Câmara do Recife.

Em 04.08.2017, às 16h35