Câmara marca passagem do Dia de Ação de Graças

O Dia Nacional de Ação de Graças comemorado anualmente na quarta quinta-feira do mês de novembro, tem encontro marcado amanhã no Marco Zero, mas já foi lembrado na tarde de hoje, 23, na Câmara do Recife. Por iniciativa do vereador Jadeval de Lima (PTN), parte do grande expediente da reunião plenária foi dedicado à data.

A data é uma tradição dos Estados Unidos para agradecer as boas colheitas desde 1620 e foi oficialmente instituída no Brasil em 1949. Desde 2006 se organiza no Recife a celebração desse dia, que só se mostrou para a sociedade em 2008 com uma grande concentração.

Jadeval de Lima lembrou que o Dia de Ação de Graças é uma data especial em que as pessoas devem usá-lo para ficar em família, se reunir com amigos e agradecer a Deus pelas graças recebidas ao longo dos anos. “As comemorações estão alcançando grandes proporções desde 2006 quando as ações eram isoladas nas igrejas”.

Em 2007 surgiu o Comitê de Resgate das Comemorações do Dia Nacional de Ação de Graças liderado pelo empresário Jonas Alvarenga. Segundo ele, esse movimento é apolítico, sem restrições religiosas e sem fins lucrativos. “Nesse ato público convidamos a todos os credos a se juntarem para agradecer. O movimento é nacional e o ato é uma manifestação pública desse movimento em nível local. Pernambuco tem mostrado a força desse agradecimento colocando milhares de pessoas nas ruas unidas pelo mesmo objetivo, o de agradecer a Deus os bens e as graças recebidas”.

O empresário ressaltou que ano passado arrecadou 26 toneladas de alimentos que foram distribuídas com as vítimas das enchentes da Mata Sul. “Este ano já arrecadamos 52 toneladas que serão doadas novamente às vítimas das enchentes, entidades carentes e outros”.

O pastor José dos Santos Júnior frisou que o evento mostra a força de Pernambuco no resgate desse dia tão importante para todos.

O vereador Jurandir Liberal (PT) presidiu a reunião. Estavam presentes também os vereadores Aerto Luna (PRP), Aline Mariano (PSDB), Vera Lopes (PPS), Maré Malta (PSD), Romildo Gomes (PSD), Almir Fernando (PCdoB) e Liberato Costa Júnior (PMDB).

Em 23.11.11, às 19h05.