Câmara Municipal entregará prêmio Fernando Figueira

Pela primeira vez, a Câmara Municipal do Recife fará a outorga do “Prêmio Mérito de Saúde Professor Fernando Figueira”, para reconhecer, divulgar e incentivar a atuação dos profissionais e entidades ligadas à saúde do município. A comenda está prevista na Lei Municipal nº 17.708/2011, que foi originada em projeto de lei do vereador Gilberto Alves (PTN). “A comenda engrandece o legislativo municipal, uma vez que dá visibilidade às personalidades que vêm, ao longo do tempo, realizando importantes transformações em nosso município, sobretudo na área da saúde pública”. A solenidade de entrega será nesta segunda-feira, 3 de dezembro, às 19h30, no plenário da Câmara Municipal do Recife.

A homenagem será em forma de um diploma e uma medalha. Cada vereador poderá indicar um homenageado por ano. De acordo com a proposta do vereador Gilberto Alves o prêmio poderá contemplar odontólogos, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, enfermeiros, dentre outros profissionais da área. A entidade ou profissional indicado poderão estar prestando serviços para quaisquer  órgãos do Poder Legislativo ou Executivo Municipal, Estadual ou Federal, bem como as autarquias, fundações, organizações não governamentais, empresas privadas e organizações de classe, nacionais ou internacionais. Para receber a homenagem, tanto as entidades, quanto os profissionais devem ter cinco ou mais anos de atividade no setor.

Fernando Jorge Simão dos Santos Figueira foi um dos maiores pediatras brasileiro do século 20. Em sua vasta biografia, ele implantou serviços pioneiros na pediatria e no atendimento  materno, lutou pelo incentivo à amamentação e revolucionou a atenção aos recém-nascidos prematuros. São várias as suas obras, sendo a mais representativa o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figeuira (IMIP), da qual foi o idealizador. No IMIP, Fernando Figueira, impulsionou o Banco de Leite Humano e o Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno e difundiu o método Mãe Canguru. Ele se afastou do IMIP aos 83 anos, vindo a falecer um ano depois.

 

Em 30.11.2012, às 11h23.