Câmara presta homenagem à Associação da Comunidade Chinesa do Recife

O vermelho que representa a República Popular da China coloriu a Câmara do Recife nesta sexta-feira (29), por meio de flores espalhadas no plenário e de uma bandeira do país asiático estendida sobre a Mesa. O motivo foi a realização de uma reunião solene em homenagem à Associação da Comunidade Chinesa do Recife Brasil (ACCRB), celebrada por iniciativa do presidente da Casa, o vereador Eduardo Marques (PSB). Na ocasião, se confraternizaram representantes da comunidade chinesa da capital, do corpo consular chinês e do Poder Público recifense.

Em seu discurso, Eduardo Marques ressaltou o impacto econômico e social positivo da presença chinesa no Recife. Segundo ele, a comunidade, que conta com cerca de cinco mil representantes, gera aproximadamente 12,5 mil postos diretos de trabalho. “A Associação da Comunidade Chinesa do Recife Brasil é uma instituição sem fins lucrativos que nasceu para promover o intercâmbio cultural entre a China e o Recife, promovendo a consolidação dos laços históricos e de amizade já existentes entre os dois povos. A força de trabalho da comunidade chinesa em nossa cidade tem sido muito marcante e valiosa, com destaque para a sua rápida adaptação em uma das principais atividades econômicas do Recife, que é o comércio.”

Frisando a tendência à harmonia da cultura chinesa, o presidente lembrou o papel humanitário da associação e da comunidade. “Em 2010, quando as intensas chuvas atingiram as cidades pernambucanas, principalmente na Mata Sul, a comunidade chinesa residente se mobilizou para ajudar as vítimas. A Associação da Comunidade Chinesa do Recife repetiu o exemplo na ajuda aos desabrigados das enchentes de 2017.”

O presidente da ACCRB, Lu Gongrong, recebeu uma placa comemorativa do vereador Eduardo Marques. Ele repercutiu que no dia 1º de outubro se comemora o 68º aniversário da República Popular da China – e deu destaque à importância da cooperação entre o seu país e o Brasil. “A história da imigração chinesa no Brasil é, ao mesmo tempo, a do intercâmbio e da cooperação entre os dois países. Hoje, a comunidade chinesa é parte importante da sociedade do Brasil. Queremos nos esforçar mais para servir melhor à comunidade chinesa, bem como à sociedade brasileira, sempre dando nossas devidas contribuições. A China e o Brasil, como dois gigantes países em via de desenvolvimento, são uma comunidade do mesmo destino.”

O chefe do Gabinete de Representação em Brasília e Relações Internacionais do Recife, Giovani Oliveira, representou o Poder Executivo na solenidade. Ele falou sobre a importância da aproximação da capital com o país. Recife é cidade-irmã de duas cidades chinesas, Guangzhou e Chengdu. “O povo da República Popular da China tem contribuído muito para o desenvolvimento da nossa cidade. Recife tem quatro cidades-irmãs e duas delas estão na China. Esta é uma homenagem muito justa. Em nome da cidade do Recife e do prefeito Geraldo Julio, agradecemos a todos vocês.”

Também participou da reunião a cônsul-geral da China no Recife, Li Feiyue. Ela recuperou os mais de 200 anos da história da imigração chinesa no Brasil, falou sobre a impacto social da comunidade no país e da importância dos laços entre as duas nações. A cônsul também deu destaque à assinatura recente de um memorando de cooperação entre Guangzhou e o Recife.  “A solenidade de hoje não é apenas uma homenagem à ACCRB, mas também um estímulo para a comunidade chinesa residente em Recife, demonstrando a afeição profunda da Câmara Municipal do Recife e do povo local para com os chineses. Estou convicta de que a cooperação em setores variados entre Recife e as cidades chinesas será cada vez mais estreita. Espero que os amigos vereadores possam continuar prestando atenção a essa comunidade e dando apoios preciosos à salvaguarda de seus direitos e interesses legítimos.”

Também falou na tribuna o escritor Chen Tairong, que discorreu sobre a imigração chinesa no Brasil. Seu discurso, como os demais, foram traduzidos simultaneamente por sua esposa, Liu Zhengqin. “Estamos muito sensibilizados e felizes com esta solene reunião em homenagem à ACCRB. Agradecemos imensamente à Câmara Municipal do Recife, que nos deu esse louvor que não somente pertence à associação, como também a toda a comunidade chinesa. Isso nos estimula a continuar a avançar, redobrar nossos esforços a trabalhar e a servir mais e melhor à comunidade chinesa, ao povo recifense e ao Brasil, onde vivemos, incrementando o conhecimento mútuo dos povos e estreitando as relações de cooperação e amizade bilaterais sino-brasileiras.”

A reunião foi presidida pelo primeiro secretário da Câmara, o vereador Marco Aurélio (PRTB). “Hoje, a Casa de José Mariano conseguiu, através desse gesto, se aproximar ainda mais um pouco do povo da China. O mundo olha muito para esses dois grandes países, o Brasil e a China. Eu me sinto honrado por ter participado desta reunião.”

Em 29.09.2017, às 18h10