Câmara presta homenagem a capitão e a 2º sargento da PM

Uma reunião solene requerida pelo vereador Eduardo Chera (SDD) deixou o plenário da Casa de José Mariano povoado de pessoas em uniforme militar na noite desta quarta-feira (16). Na ocasião, o parlamentar homenageou o capitão do quadro oficial da Polícia Militar (PM) Manoel Augusto Barros de Lima e o 2º sargento da PM Rildo da Silva Santos.

Em seu discurso, Eduardo Chera – que é policial militar reformado – falou do peso social da instituição. “O que seria da segurança pública sem você, policial? O policial é um ponto de harmonia entre a comunidade e o Estado, um ponto de equilíbrio capaz de amenizar tensões. É por isso que estamos aqui reunidos para celebrar e honrar os nobres amigos e companheiros de farda. Eu me sinto muito honrado esta noite. Esses são dois homens que arriscam a vida de dia ou à noite, fardados ou à paisana”, enalteceu.

Tomando a palavra na tribuna da Câmara do Recife, Manoel Augusto Barros de Lima falou sobre a importância do reconhecimento. “Há cerca de 16 anos eu fui homenageado pela Câmara quando recebi o título de cidadania. Isso me emociona muito. Algumas pessoas tem uma ideia de que o militarismo é uma noção de destruição. Mas esse combate que travamos é de construção social. Quando a gente encontra amigos como o vereador Chera, que compreende a essência difícil da atividade policial, aflora esse momento ímpar de reconhecimento”, disse o capitão, que possui 22 anos de serviço na PM.

Rildo da Silva Santos, também em pronunciamento na tribuna, agradeceu pela reunião solene. “São praticamente 30 anos de serviços prestados e, em fim de carreira, levo daqui uma coisa bonita. Queria dizer que, com a minha trajetória na Polícia Militar, eu só tenho a agradecer. Estou verdadeiramente emocionado”, contou o 2º sargento.

Os militares receberam placas de homenagem. Em uma quebra de protocolo, Eduardo Chera ressaltou o peso da PM em sua trajetória. “Queria dizer aos companheiros que estou vereador, mas sou policial militar. Eu me sinto muito honrado pela Polícia Militar me suportar por 22 anos na caserna”, brincou.

A solenidade foi presidida pelo vereador Eriberto Rafael (PTC), que louvou a iniciativa do colega parlamentar. “Vocês tiveram uma pessoa especial para fazer esta homenagem a vocês. Nos anos em que esteve aqui, ele sempre defendeu e esteve ligado à defesa de vocês. Esteve sempre conectado com o lado social, como aprendeu na polícia”, elogiou.

Em 16.12.2015, às 19h32