Câmara presta homenagem à Guarda Municipal

No prolongamento do expediente da reunião plenária desta quarta-feira, 23, a Câmara prestou uma homenagem à Guarda Municipal do Recife que completa 118 anos. Cerca de 120 guardas compareceram à solenidade, uma iniciativa do vereador Múcio Magalhães (PT). “São homens e mulheres dedicados ao serviço público, que em muitas ocasiões, em defesa do interesse público, têm colocado em risco suas próprias vidas”.

O vereador Edmar de Oliveira (PHS), autor do projeto de lei que cria no Recife o Dia do Guarda Municipal, presidiu a reunião. O líder do governo, Josenildo Sinésio (PT), parabenizou a Guarda “pela responsabilidade e pela função que exerce em benefício do povo recifense”. O vereador Maré Malta (PPS) afirmou que é preciso trabalhar pela melhoria da Corporação na tentativa de diminuir a violência e evitar a proliferação das drogas. “Devemos levar a guarda para outro patamar com treinamento, capacitação e equipamentos modernos”. 

Múcio Magalhães entregou ao comandante da Guarda, inspetor Ednaldo Gomes da Silva Júnior, a placa comemorativa dos 118 anos da instituição. Ele lembrou que a Guarda Municipal passou por grandes mudanças nos últimos dez anos. “Apesar de muita idade, foi só após 2001, com o início do governo de João Paulo, que ela foi valorizada e várias mudanças foram promovidas para melhorar a eficiência e as condições de trabalho dos guardas municipais. Ações como a desmilitarização, a realização de concursos públicos com cota para deficientes físicos, com a admissão de agentes que foram capacitados para atuarem na municipalização do trânsito e a realização do 1º Curso de Formação, para os novos guardas municipais ”.

O comandante agradeceu a homenagem e disse que a eficácia da instituição começa no bom relacionamento entre o comando e seus integrantes. “Esse momento que a Guarda vive é muito importante. Vamos fazê-la crescer ainda mais com a nossa união. A Guarda Municipal mostra o seu valor e já faz o trabalho de segurança pública. Em grandes eventos, como o carnaval, estamos presentes. Atuamos de acordo com a necessidade do cidadão. Ao assumir o trânsito da cidade, por exemplo, a Guarda mostrou que tem competência, homens de caráter”.

A Guarda Municipal do Recife, criada em 22 de fevereiro de 1893, é a mais antiga do Brasil. Além de cuidar da segurança dos prédios públicos, deve preservar o patrimônio natural e promover a fiscalização, educação e orientação do trânsito, entre outras atribuições.

Em 23.02.2011, às 18h.