Câmara presta homenagem a José Nivaldo Júnior
O discurso de homenagem do parlamentar resgatou a história do escritor nascido no Recife, mas criado no município de Surubim, no agreste pernambucano. A experiência inicial no jornalismo, o ativismo político no período da ditadura militar, o período de prisão e tortura, a formação em Direito e o ingresso na carreira publicitária foram lembradas por Wanderson Florêncio. “Zé, como comumente é chamado, aguça seu talento, se transformando num dos mais brilhantes publicitários do país. Com foco em campanhas políticas, possui um currículo marcado por eleições históricas como a de Brizola para o Governo do Rio em 1992, a de Carlos Wilson e João Paulo em 2000, as vitoriosas campanhas dos Lyras em Caruaru, sem contar com as de diversos nomes nacionais de diferentes frentes e espectros políticos.”
Em seguida, o vereador realizou a entrega da Medalha do Mérito José Mariano ao homenageado e de flores a sua esposa, Izabel Cristina Recamonde de Lima. O momento contou, ainda, com uma apresentação do violinista Max Antônio.
Também subiu à tribuna o presidente da Associação Brasileira das Agências de Propaganda, Antonio Carlos Vieira. Ele destacou a satisfação da categoria dos publicitários com a celebração. “Ter um publicitário destacado pela Medalha José Mariano, a maior comenda desta Casa, é motivo de muito orgulho para a classe. Tenho a alegria de ter sugerido a Wanderson Florêncio o nome desse profissional. Estou falando do poeta e escritor José Nivaldo Júnior, membro da Academia Pernambucana de Letras. Vereador Wanderson Florêncio, tenha a certeza de que a medalha está proporcionando a todos nós, que fazemos a publicidade, um momento de muito orgulho.”
Ao tecer seus agradecimentos, José Nivaldo Júnior fez uma defesa das instituições democráticas, comentou sua naturalidade dividida entre o Recife e Surubim, e declarou sua relação de afeto com a capital pernambucana. O homenageado fez questão de lembrar a importância de Antonio Carlos Vieira, de sua família e da categoria dos publicitários ao falar da comenda recebida. “Esta medalha é leve, mas tem peso. Não vou me fingir de modesto e dizer que não a mereci. Entretanto, ela está neste peito dividida com o mercado publicitário. Ela é divida com meus filhos e meus netos, porque eles são a matéria daquilo que entendo por história. A história se faz pelo encadeamento de gerações. Ninguém está neste mundo a troco de nada. Querendo ou não, todos nos somos elos de uma corrente que vem de longe e, espero, vai para longe.”
A solenidade foi encerrada com os agradecimentos do presidente da reunião, o vereador Carlos Gueiros (PSB), vice-presidente da Câmara. Além dos convidados que subiram à tribuna, compuseram a mesa da homenagem o presidente da União Brasileira de Escritores, Alexandre Santos, a presidente da APL, Margarida Cantarelli, e o diretor-presidente do Procon Recife, José Cavalcanti Neves Filho.
Em 12.04.2018, às 17h04