Câmara promove curso de redação para membros de gabinetes e servidores

Aperfeiçoar a escrita daqueles que são responsáveis pelos documentos que fazem a Câmara do Recife cumprir o seu papel. É com esse intuito que o Poder Legislativo municipal vai realizar, entre os dias 20 e 23 de outubro, um curso de redação de textos administrativos e oficiais para membros de gabinetes de vereadores e demais servidores da Casa. As inscrições foram encerradas na última quinta-feira (15).

O curso vai acontecer no plenarinho da Casa de José Mariano e contará com duas turmas de até 80 pessoas cada – uma no turno matutino e a outra no turno vespertino. Os participantes vão ter acesso a 12 horas de atividades envolvendo tópicos de textualidade, gramática e gêneros textuais.

Segundo o diretor legislativo da Câmara, Paulo Rogério Nascimento, a iniciativa é uma consequência positiva do concurso público que nomeou novos servidores para o Legislativo neste ano. “Com o concurso, foi criado um cargo de filólogo, ocupado por Iran Melo, que hoje está lotado no departamento legislativo. A partir de conversas com ele, com a presidência, com a secretaria geral e outros departamentos, resolvemos adotar esse curso de redação para aperfeiçoar o nosso vernáculo”, relatou. Além de Iran Melo, a professora da Universidade Federal de Pernambuco Paula Mendes Costa também ministrará conteúdos durante o evento.

Iran Melo explicou que o curso vai levar em conta especificidades dos trabalhos da Casa, como a preparação de memorandos, de ofícios e de proposições legislativas, como requerimentos, projetos de lei, projetos de resolução e projetos de decreto legislativo. Aspectos mais gerais, entretanto, não vão ficar de fora. “No dia em que serão abordados os gêneros textuais, a gente vai discutir a estrutura dos textos que são produzidos na Câmara. Quando falarmos de textualidade, vamos discutir como escrever bem um texto. Já no dia da gramática, vamos discutir os problemas comuns que são encontrados”, disse o filólogo.

Em 16.10.2015 às 12h13