Câmara realiza ações de saúde alusivas ao Outubro Rosa e Novembro Azul

Vários funcionários e funcionárias da Casa de José Mariano compareceram ao Salão Nobre, Plenarinho e posto médico e puderam usufruir de ações de saúde alusivas ao Outubro Rosa e Novembro Azul. Durante esta terça-feira (30), exames de aferição de pressão; teste de glicose; saúde bucal; testes rápidos de sorologia; HIV; sífilis e hepatite (C e B) foram disponibilizados. Além disso, o Conselho Regional de Nutrição enviou profissionais para orientar e dar dicas de alimentação saudável. A iniciativa é uma parceria entre o departamento psicossocial e o de saúde da Câmara Municipal do Recife.

De acordo com a dentista da Prefeitura, Maria Celecinia, o autoexame para o câncer de boca é muito importante porque o paciente, geralmente, não tem os devidos cuidados em procurar um dentista. “Então, quando comparece, a lesão já está muito grande e pode ser fatal. Por isso, estamos fazendo esse alerta para que as pessoas investiguem a região, observem a língua”. Higiene e alimentação também foram assuntos abordados pela dentista. “O uso consciente da prótese dentária e a importância de procurar um dentista conceituado para esse caso são fundamentais. Acredito que a palestra vai fazer com que as pessoas se conscientizem. Afinal, a saúde começa pela boca. Não adianta ter uma saúde sistêmica boa se a boca não está saudável”.

Presente na ação, o funcionário de serviços gerais, Cláudio José, achou positiva a iniciativa realizada na Câmara. “Foi muito bom porque fizemos tudo em um único dia. Para nós é gratificante, pois temos que cuidar da nossa saúde”. Opinião semelhante teve o técnico de áudio Edgival da Silva. “É de grande importância essa oportunidade. A gente trabalha e muitas vezes não tem tempo de fazer esse tipo de exame. A saúde vem em primeiro lugar”. Também participando ativamente das ações promovidas pela Câmara, a funcionária de serviços gerais, Ângela Paula, falou que pôde tirar dúvidas em relação à saúde. “Trabalhamos muito, levamos uma vida corrida e, com isso, falta tempo de ir ao médico e de cuidar da saúde”.

 

Em 30.10.2018 às 11h55.