Câmara realiza audiência de prestação de contas da saúde do Recife

Associações, sindicatos e entidades de várias categorias, conselheiros municipais, servidores e gestores ligados à saúde, parlamentares e representantes da sociedade civil lotaram a audiência pública de prestação de contas do 2º quadrimestre de 2017 da Secretaria de Saúde do Recife. O encontro, que aconteceu no plenarinho da Câmara na tarde desta quarta-feira, 8, foi promovido pela Comissão de Saúde da Casa, presidida pelo vereador Rogério de Lucca (PSL).

“Esta é uma oportunidade de mostrar à população como foram aplicados os recursos e feitos os investimentos na saúde do Recife, durante os meses de maio a agosto desse ano. Também estamos cumprindo a Lei Complementar 141 de 2012, que exige a prestação de contas do Poder Executivo ao Legislativo”, explicou o vereador.

Secretário da pasta, Jailson Côrrea ressaltou que, apesar da crise econômica pela qual atravessa o País, a gestão tem enfrentado as dificuldades e conseguido aplicar mais recursos.  “Neste 2º quadrimestre, aplicamos em ações e serviços públicos de saúde o montante de R$ 355.554.285,66, o que corresponde a um percentual de 17,27%. Este é um recorde histórico. Ano passado, neste mesmo período, o investimento foi de 15, 51% e até o final de 2017, teremos investido 50 milhões de reais a mais na área”, frisou.

Jailson Côrrea destacou também a inauguração de novas unidades, expansão de serviços como saúde bucal e saúde da família, atividades relacionadas à capacitação profissional, entre outras ações. Segundo ele, 13 médicos foram contratados entre os meses de maio a agosto; 30 veículos novos foram adquiridos para a prestação de serviços do Transporte Social e Vigilância Sanitária; mais de 10 mil mulheres em 2017, por 100 localidades em todo o Recife, passaram por exames através do mamógrafo móvel. “Na campanha de vacinação contra Influenza, Recife atingiu a cobertura de 90,7% do grupo prioritário, com 326.968 doses aplicadas. Apenas seis capitais conseguiram isso”, comemorou.

Já o Gerente Geral de Planejamento da Secretaria de Saúde, Dilermano Brito, apresentou um relatório com informações como os recursos aplicados, auditorias realizadas, indicadores de saúde e redes de atenção.  Lembrou ainda que a cidade é formada por 94 bairros e oito distritos sanitários, distribuídos entre as seis Regiões Político-Administrativas (RPAs) e que, atualmente, a rede dispõe de 120 Unidades de Saúde da Família (USFs); 276 equipes de Saúde da Família; 172 equipes de Saúde Bucal; quatro Upinhas 24h; seis Upinhas Dia; três unidades de acolhimento; 12 policlínicas; 52 residências terapêuticas; três maternidades e dois hospitais, entre outros equipamentos e serviços.

Ao final da audiência, o vereador Rogério de Lucca fez um balanço positivo do encontro. “Eu sinto cada vez mais a população próxima a esta Comissão de Saúde, fazendo as perguntas que são respondidas pelo secretário da pasta e isso também repercute naquelas comunidades que não puderam estar presentes. Também enviamos cópias da ata da reunião para a Secretaria de Saúde e para outras que solicitarem”, concluiu.

Em 8.11.17, às 18h12.