Câmara realiza cerimônia interreligiosa para celebrar a páscoa

Uma cerimônia interreligiosa que contou com a presença de representantes de diversos segmentos religiosos, a Câmara do Recife celebrou antecipadamente a páscoa. Participaram vereadores, funcionários e convidados. O presidente da Casa, Vicente André Gomes (PSB), que pela manhã já havia distribuído ovos de páscoa entre funcionários, abriu o ato convidando o padre Cleiber Dantas, o pastor evangélico Tércio Lira, e o babalorixá do candomblé Moacir de Angola, a fazerem parte da mesa.

O padre Cleiber Dantas foi o primeiro a falar. Fez a saudação e leu trecho do evangélio de São João capítulo 20 versículos 19 a 23, que exortam a humanidade à paz. “O primeiro fruto da ressureição de Cristo é a paz. Temos diferenças religiosas, mas estamos todos empenhados na elevação espiritual. Não podemos guerrear entre nós por conta de nossas diferenças”.

O babalorixá Moacir de Angola agradeceu a oportunidade de fazer parte da cerimônia, por ser representante de uma religião de matriz africana. Segundo ele, o candomblé cultua e preserva a natureza dando a ela nomes. “Não cultivamos o demônio, mas um Deus de amor. Não celebramos a páscoa como cristãos e judeus, mas sabemos sua importância porque também fomos escravizados. A páscoa é o espírito da liberdade, celebração da alegria pela ressurreição. Páscoa é dizer sim ao amor e à fraternidade”.

O pastor evangélico Tércio Lira lembrou que a palavra páscoa vem do hebraíco e quer dizer passagem. Simbolizava na antiguidade um momento de prisão dos judeus e a última ceia da libertação deles dos egípicios. “Deus instituiu uma refeição simples para comemorar a passagem dos judeus para a liberdade. A data é carregada de simbolismo porque sigificou a última ceia de escravos, sendo uma fonte de libertação, até que chegou Jesus que também comemorou a última ceia. Com sua morte tornou-se o cordeiro de Deus que tirou os pecados do mundo”.

O presidente da Casa frisou que alguns momentos são simbólicos na vida de um homem. “Por isso, não poderia deixar de fazer essa homenagem a nosso senhor Jesus Cristo e agradecer a presença de todos”.

 

Em 26.03.2013, às 17h29.