Câmara realiza homenagem póstuma a Juliana Cuentro
A aposição da placa foi realizada com a presença de diversos vereadores e de familiares de Juliana: o filho Tiago (o segundo, Gabriel, mora fora do Recife e não pode vir); os irmãos Stênio, Stélio, Salvan e Adriana; e o ex-marido jornalista Ivan Maurício. Além deles, o deputado estadual Alberto Feitosa também compareceu à homenagem póstuma, assim como todos os jornalistas que trabalharam com Juliana na chamada “imprensa” da Câmara. Um quadro, com a foto dela, também foi instalado na sala.
O presidente da Câmara Municipal disse que Juliana “cumpria seu trabalho nesta Casa, com tanto zelo e presteza, que a única vez em que se atrasou e não atendeu ao telefone, os seus amigos do setor perceberam que algo tinha acontecido”. Isso ocorreu na manhã do dia três de setembro de 2015. Ela foi socorrida e levada ao hospital, onde faleceu no dia seguinte, vítima de um acidente vascular cerebral. “Juliana Cuentro imprimiu marcas profundas com o seu caráter solidário e generoso. Foi assim até depois de sua morte, pois era doadora de órgãos e beneficiou cinco pessoas que estavam na lista de espera por transplantes”, acrescentou o vereador.
Eduardo Marques fez o discurso em lugar do primeiro-secretário da Câmara Municipal do Recife, vereador Romerinho Jatobá (PROS), que não pode comparecer à solenidade, por questões de ordem pessoal. Ele preparou a homenagem conforme o projeto de resolução número 21 de 2015, que dá o nome da jornalista à sala onde ela trabalhava. “Além da sua atuação marcante aqui na imprensa da Casa de José Mariano, Juliana teve uma trajetória respeitada no jornalismo pernambucano, trabalhando em diversos veículos de comunicação e assessorias de imprensa”, lembrou Marques.
Juliana Cuentro atuou no Ciclo Super Oito de Cinema no Recife, lançou o livro “Bajado, artista de Olinda”, foi repórter da revista Veja e ganhou o Prêmio Esso de Informação Científica e Tecnológica, com a matéria “Choque com a vida”. Trabalhou durante 14 anos na Rede Globo Nordeste, onde foi editora do telejornal “NE TV 2ª edição” e foi também editora-chefe do “Bom Dia Pernambuco”.
“A homenagem póstuma que realizamos hoje, com a aposição da placa da Sala Jornalista Juliana Cuentro, reconhece a funcionária exemplar, que prestou importantes serviços profissionais à Casa e aqui soube fazer e consolidar amizades”, argumentou o presidente da Câmara, acrescentando que a homenagem era também a afirmação de que os parlamentares entendem que o trabalho de Juliana, assim como o de todos os servidores do legislativo municipal, “é o resultado de um esforço incansável em prol do aprimoramento deste poder”. Eduardo Marques encerrou afirmando que “esta homenagem é também uma forma de dizer que os parlamentares têm consciência da importância do trabalho do servidor, para que a Câmara exerça a sua missão de atender ao povo do Recife”.
Em 02.07.2019, às 17h58