Câmara realiza primeira reunião com novos vereadores

Os 16 novos vereadores que tomarão posse no dia primeiro de janeiro de 2017 participaram de uma reunião realizada pela Câmara Municipal do Recife na manhã desta quinta-feira. O evento, que teve como objetivo explicar o funcionamento da estrutura interna da Casa de José Mariano, lotou o plenarinho. O presidente do Legislativo municipal, vereador Vicente André Gomes (PSB), deu as boas vindas aos estreantes. “Aqui, há um corpo técnico formado por pessoas muito preparadas, pronto para servi-los e servi-las. Será grande a responsabilidades dos senhores e senhoras, que assumirão os cargos no atual momento de crise. O papel do vereador reveste-se de muita importância em áreas essenciais para a vida da população”, disse.

A reunião, que representou o primeiro contato oficial dos novos com a Câmara Municipal, começou às 9h30 e durou uma hora. Vicente André Gomes formou a mesa da solenidade com o procurador legislativo Izael Nóbrega; o secretário de Coordenação Geral, Jaime Paiva; o diretor do Departamento Legislativo, Paulo Rogério; a chefe da Assessoria de Relações Públicas, Ana Torti; o diretor Administrativo e Assessor de Segurança, coronel Roberto Melo; e a diretora do Departamento de Comunicação Social, Éden Pereira. Vicente, que preside a Câmara há quatro anos, informou aos novatos as conquistas de sua gestão: o portal da transparência, que funciona plenamente, foi reconhecido como um dos melhores do País; realizou o primeiro concurso público do Legislativo Municipal; criou ainda a ouvidoria e a corregedoria e congelou o salário dos vereadores.

A Câmara do Recife tem 39 vereadores e 23 renovaram seus mandatos. Os novos são: Fred Ferreira (PSC), Natalia de Menudo (PSB), Professora Ana Lúcia (PRB), Rinaldo Junior (PRB), Chico Kiko (PP), Alcides Teixeira Neto (PRTB), Ivan Moraes (PSol), Junior Bocão (PSDB), Helio Guabiraba (PRTB), Ricardo Cruz (PPS), Rodrigo Coutinho (SDD), Romero Albuquerque (PP); Renato Antunes (PSC), Benjamin da Saúde (PEN), Romerinho Jatobá (PROS), Wanderson Florêncio (PSC). Esses dois últimos são novos, mas já tiveram mandatos de vereador. O procurador Izael Nóbrega parabenizou os participantes da reunião e disse que eles enfrentaram um primeiro desafio, que foi vencer as eleições. “O segundo desafio é assumir o mandato numa quadra difícil da história nacional”, afirmou. Segundo ele, os novos também chegam num momento em que a estrutura da Casa de José Mariano está melhor, “dotada de bons técnicos”. Ele também apresentou os componentes da Procuradoria.

Jaime Paiva disse que a ideia da reunião era dar uma ideia geral sobre o funcionamento da casa e apresentou o organograma; também explicou o que funciona em cada um dos três imóveis que pertencem à Câmara. “Não vou esmiuçar as diretrizes administrativas, pois não é o objetivo desta reunião”, adiantou, esclarecendo que o novo Regimento Interno, que é a peça fundamental da atividade legislativa, está sendo elaborado. Jaime disse, ainda, que a posse dos novos será no dia 1º de janeiro, às 15h e que o período legislativo será iniciado em 2 de fevereiro. O coronel Roberto Melo, por sua vez, informou que os gabinetes que serão ocupados pelos futuros vereadores passarão por uma adequação, que vai atender ao interesse de cada um, após a posse. “Nós temos arquitetos que irão conversar com vocês para fazer os ajustes dos gabinetes”.

O diretor Paulo Rogério adiantou que no dia 5 de janeiro, logo após a posse, o Departamento Legislativo realizará um curso de Apoio ao Processo Legislativo, que interessará não somente aos vereadores, como também aos assessores. Paulo também falou sobre a tramitação das matérias legislativas (projetos de lei, emendas, projeto de resolução, requerimentos etc), que se inicia no departamento que dirige. “Desta casa já saíram muitas leis importantes, que serviram de exemplo e parâmetro para diversas cidades brasileiras”, lembrou. Entre as leis que foram produzidas na casa, ressaltou da que exige uma peça de arte na frente de edificações com mais de 1 mil metros; a lei dos 12 bairros; a que exige placa para elevadores a fim de evitar acidentes, entre outras.

A jornalista Éden Pereira disse que os vereadores “encontrarão muitos amigos nesta casa, assim como ocorreu com todos que aqui chegaram”. Ela explicou que comanda uma equipe “enxuta” para fazer os trabalhos da TV Câmara (apresentados no site), das mídias sociais e a edição do Diario Oficial online. “Nosso trabalho tem como objetivo dar transparência e visibilidade à atuação dos vereadores. Nós mostramos o quanto é grandioso esse trabalho. Tudo o que for dito em sessões, reuniões de comissões e solenidades vira matéria jornalística”, esclareceu.  Ana Torti, por sua vez,  deu dicas do cerimonial. Ela orientou sobre a posse de primeiro de janeiro, explicou que a solenidade é formal e exige traje a rigor, além de explicar que a reunião ocorrerá momentos antes da posse do prefeito e vice, também na Câmara. O Departamento de Cerimonial distribuiu listas de telefones de gabinetes e orientações para o dia da posse.

Ivan Moraes Filho, que é um dos novos vereadores, disse que o encontro foi importante. “Eu já estava sentindo falta, pois há muita informação disponível, mas é preciso ouvir as pessoas com quem vamos trabalhar. Foi uma oportunidade de conhecer os mecanismos da casa’, disse. Ricardo Cruz também gostou da reunião.  “Serviu para conhecer as pessoas e saber como a Câmara funciona. Uma ocasião importante”. Alcides Teixeira Neto tem o mesmo pensamento. “Tivemos a oportunidade de conhecer as pessoas que vão nos auxiliar durante o mandato e da estrutura da Câmara”.

Em 1º dezembro 2016, às 13h10.