Câmara realiza reunião solene para abertura de ano legislativo

Após uma reunião que contou com a participação de todos os vereadores, em que definiu uma estratégia para não deixar que o ano eleitoral dificulte os trabalhos dos parlamentares, o presidente da Câmara Municipal do Recife, Jurandir Liberal (PT), abriu oficialmente nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, o ano legislativo na Casa de José Mariano. Foi uma reunião solene, que começou às 11h10, com uma hora de duração, e que contou com a presença de um representante da Prefeitura do Recife designado pelo prefeito João da Costa, o secretário de Governo, Henrique Leite, e de todos os vereadores. As galerias estavam lotadas.

Jurandir Liberal deu as boas vindas aos vereadores e informou que, momento antes, havia realizado a reunião com as lideranças políticas da própria Câmara. “Nós precisávamos estabelecer procedimentos importantes para que este seja um ano produtivo. Entendemos que, neste primeiro semestre, o horário regimental permanecerá inalterado, com reuniões ordinárias sempre às segundas, terças e quartas-feiras, a partir das 15 horas”, disse. Segundo ele, serão priorizados o projeto de lei de Mobilidade e Acessibilidade e o Regimento Interno da Câmara Municipal do Recife, que serão votados  nos próximos três meses. Além desses, citou os projetos de lei, de autoria do Poder executivo, que tramitam em regime de urgência, desde o final do ano passado.

Imediatamente após a abertura dos trabalhos legislativos, Jurandir Liberal passou a palavra para a líder da  oposição, vereadora Priscila Krause (DEM). Ela fez uma reflexão sobre a democracia  neste ano eleitoral e questionou o papel de quem elege e de quem deve ser eleito. Em seguida, a vereadora afirmou que o Recife é administrado há 12 anos pelo mesmo partido político, “mas isso tem data para acabar, que é sete de outubro”. Ela citou diversos pontos negativos da administração pública do município como a qualidade de vida da população, a sujeira das ruas, calçadas esburacadas, trânsito desordenado, além da violência. Também disse que o prefeito João da Costa não entregou, até agora, as três policlínicas prometidas (Casa Amarela, Pina e Caxangá) e nenhum dos 40 Centros Municipais de Educação Infantil, Cemei. Ao mesmo tempo, o prefeito já pediu, segundo ela, dispensa de licitação para mais de duas  mil obras, perfazendo um total de R$ 19 milhões e 200 mil. “Nós vereadores da oposição estaremos atentos para fiscalizar e cobrar”, afirmou.

Após o discurso de Priscila Krause, foi a vez do líder do governo fazer a defesa da gestão municipal. O vereador Luiz Eustáquio (PT) disse que tem “a tranquilidade de defender um governo que em 12 anos mudou e melhorou a vida do recifense”. Afirmou  ainda que “este é um governo que busca influir e investir nos morros, alagados, fazer encostas e aposta na habitação popular, pois em três anos já entregou mais de 2.800 moradias e chegará a 5 mil até o final deste ano”. Eustáquio acrescentou que o Recife está acompanhando o ritmo de desenvolvimento econômico do Estado e nos últimos três meses, a cidade disponibilizou vagas para 5 mil empregos formais. Ele ressaltou que, apesar das obras, ainda há muito a fazer e uma das prioridades do prefeito João da Costa será a mobilidade urbana. “Iremos investir na melhoria do transporte coletivo”, disse.

Por fim, o secretário de Governo da Prefeitura do Recife, Henrique  Leite, leu a mensagem do governo, como é de praxe na abertura dos trabalhos legislativos. A presença de um representante da prefeitura é uma determinação prevista no artigo 54, inciso sétimo, da Lei Orgânica do Município. “Mantendo sintonia com o Plano Plurianual, esta prestação de contas foi organizada em quatro eixos temáticos que são a gestão democrática e eficiente; políticas sociais; desenvolvimento urbano e ambiental e desenvolvimento econômico”, disse. Ele destacou  que a gestão “concentra esforços em executar obras de manutenção e conservação da cidade, apresenta vigor e dinamismo econômico, ampliou as políticas sociais, cuidando melhor das pessoas, ampliou parcerias visando o desenvolvimento e realizou trabalho compartilhado com a população, por meio do Orçamento Participativo”. Ele citou ainda algumas obras já realizadas e disse que as prioridades para 2012 visam a redução das desigualdades sociais e a questão da mobilidade.  Destacou a realização da Via Mangue, a construção de conjuntos habitacionais, a requalificação de espaços públicos e ampliação do acesso á educação de qualidade.

 

Em 01.02.2012