Câmara recebe integrantes da Frente Popular de Luta pelo Transporte Público

O presidente da Câmara Municipal do Recife, Vicente André Gomes (PSB), juntamente com o vereador Raul Jungmann (PPS) receberam integrantes da Frente de Luta pelo Transporte Público, na manhã desta segunda-feira, 12. No encontro foram analisados a implantação de uma comissão especial na Casa para discutir o passe livre, o prazo para instalação de uma CPI do transporte público entre outros pontos. A reunião ocorreu poucos dias após a ocupação da instituição por manifestantes na última quinta-feira.

“Reforço que estamos  prontos para o diálogo com os estudantes, sem perdermos de vista a autonomia da Câmara”, ressaltou Vicente André Gomes.  O presidente também citou o  respeito ao Regimento Interno e a necessidade de observar o número mínimo de assinaturas para a instalação de uma CPI,  que precisa do aval de  13 vereadores. Ele também destacou  que o gerenciamento do transporte público não é municipal, mas  está no âmbito do Estado. 

O parlamentar  disse  ainda que a comissão especial  para discutir o transporte será formada  por bloco de partidos e as lideranças serão consultadas em plenário.  Já  o vereador Raul Jungmann fez questão de  ressaltar  que  “a contradição não é entre a Câmara e o movimento, mas entre o movimento e um transporte  injusto”.

Durante o encontro os integrantes da Frente solicitaram um prazo de 15 dias para que possam colher as assinaturas para a CPI.  A estudante universitária, representante da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), Ingrid Farias,  avaliou o encontro positivamente. “Nós estamos  avançando  e saímos com o compromisso de avançar mais, colhendo as assinaturas dos vereadores. O processo faz parte da pressão popular”.   

O mesmo sentimento foi destacado  pelo advogado   do Centro Popular de Direitos Humanos,  Rafael Sá, e o outro integrante da Frente de Luta pelo Transporte,   Renato Barros. “É importante afirmar   que na Câmara o diálogo permanece aberto e que   precisamos buscar apoio para a implantação do passe livre, uma das bandeiras do movimento”,  ressaltou  Barros.

Em 12.08.2013, às  13h50