Câmara recebe mensagem de aumento do servidor

Chegou à Câmara do Recife projeto do Executivo contendo a mensagem de aumento dos servidores públicos. O reajuste médio proposto é de 7%. O projeto chegou sem pedido de urgência para ser analisado, mas o presidente da Comissão de Finanças, vereador Carlos Gueiros (PTB) lembrou aos colegas a necessidade de acelerar os trabalhos em virtude da escassez de tempo. “São menos de seis reuniões até a data límite para aprovação. Como se sabe, há um prazo definido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, ainda mais em ano eleitoral. A data limite é 6 de abril, e se não for aprovado, esta Casa será respónsabilizada pelo atraso, apesar de só ter chegado agora”.

Carlos Gueiros pediu aos parlamentares que estabeleçam entre eles  urgência urgentíssima para analisar a mensagem. “Proponho que nesta segunda-feira já se faça uma reunião com o secretário de Finanças para esclarecer possíveis dúvidas e acelerar o processo”.

O líder do governo, vereador  Luiz Eustáquio (PT), aproveitou a deixa para informar ao presidente da Comissão de Finanças que o chefe do Executivo quer se encontrar com membros da Comissão para saber quais são as reivindicações. Mas Carlos Gueiros disse ao líder que seria melhor ouvir primeiro as explicações do secretário de Finanças e já levar as dúvidas e questionamentos da Casa para o Executivo.

Priscila Krause (DEM) ressaltou que há algumas categorias, que embora exercendo a mesma tarefa, ganham menos, a exemplo de servidores da Secretaria de Assistência Social que pedem equiparação salarial há algum tempo. “A PCR alega impacto na folha de pagamento, no entanto são cerca de 150 profissionais de diversas categorias que estão ganhando menos que seus colegas na mesma função. O impacto não pode ser tão grande”.

Liberato Costa Júnior (PMDB) disse que, embora não faça parte de nenhuma comissão temática, virá a todas as reuniões para discutir a mensagem de aumento dos servidores.

Josenildo Sinesio (PT) acredita que será possível aos parlamentares fazerem esforço grande para analisar a mensagem em tempo hábil, sem prejuízo dos servidores. “Vamos tentar resolver as pendências de grupos cujo impacto não deverá ser tão grande por se tratar de poucos profissionais”.

O presidente da Casa, vereador Jurandir Liberal (PT), explicou que não há nada no Regimento Interno que obrigue aos vereadores  acelerarem o processo, a não ser pela boa vontade dos parlamentares. “A mensagem vai tramitar normalmente contando com a colaboração de todos. Pediria ao líder do governo que se inteire das pendências para levar ao conhecimento das Comissões, dando assim celeridade às reuniões”.

Em 21.03.2012, às 17h25.