Câmara recebe prestação de contas da Secretaria de Saúde

As ações e serviços públicos de saúde do município receberam investimentos de 15,92% da receita de impostos e de transferências constitucionais de setembro a dezembro do ano passado, acima do limite constitucional, que é de 15%. A prestação de contas do terceiro quadrimestre de 2014 da Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife foi apresentada na manhã desta sexta, 27, no Plenarinho da Câmara em atendimento à Lei Complementar 141/2012. A audiência pública foi convocada pela Comissão de Saúde da Casa, presidida pelo vereador Rogério de Lucca (PSL).

A audiência teve a participação do Secretário Municipal de Saúde, Jailson Correia e de vários gestores e funcionários da Pasta, como a Secretária Executiva de Coordenação Geral, Joana Freire; da Gerente Geral de Atenção Integral à Saúde, Mônica Vasconcelos; e do Gerente Geral de Planejamento e Orçamento, Paulo Roberto André, que fez a apresentação dos dados.

O Relatório quadrimestral destaca, entre outras informações, os dados referentes à caracterização do município, Rede de Atenção à Saúde, os indicadores de Saúde e principais ações realizadas no período. De acordo com o IBGE, em 2014 o Recife tinha 1.608. 488 habitantes. Do ponto de vista administrativo é dividido em seis regiões (RPAs) e oito distritos sanitários. De acordo com a Secretaria de Saúde, a população contou, no terceiro quadrimestre com 120 unidades de saúde da família integrada por 269 equipes de saúde da família e 154 de saúde bucal, 5 Upinhas 24h e Dia, além de 12 policlínicas.

A cobertura de atenção básica cresceu: passou de 48% em 2013 para 51,7% em 2014. A cobertura vacinal contra a pólio chegou a 93,32% das crianças. Mas a dengue preocupa as autoridades sanitárias. No ano passado sete pessoas morreram vítimas da doença no Recife. Para o secretário Jailson Correia, desde novembro várias ações de prevenção e combate têm sido realizadas. “Esse enfrentamento tem sido um grande desafio mas temos tido ótimas parcerias com a população, a sociedade civil e o poder legislativo”, ressaltou.

Sobre o relatório do terceiro quadrimestre do setor, apresentado à CMR na manhã de hoje, o secretário destacou que houve muitos avanços na qualidade e acesso aos serviços. “A população tem exigido mais e esse é um grande desafio mas vamos continuar avançando demonstrando que a saúde é prioridade na administração mesmo diante de um 2015 que está se apresentando como um ano muito difícil”, finalizou Jailson Correia. O vereador Rogério de Lucca aprovou a prestação de contas da Secretaria de Saúde. “A avaliação é muito boa e indica que a cidade está sendo bem cuidada, principalmente na atenção à rede básica de saúde que a população tanto precisa”, concluiu o parlamentar.

Em 27.03.2015, às 13h20