Câmara reconhece nome social de funcionária Trans

A pedido, mediante requerimento, do vereador Ivan Moraes (PSOL), a funcionária transgênero Robeyonce Lima, a partir de agora terá o nome social aceito em todas as esferas administrativas e jurídicas da Câmara do Recife. O parlamentar já havia solicitado a mudança de nome, mas foi até o primeiro secretário, vereador Marco Aurélio (PRTB), que mediante consulta à Procuradoria Jurídica da Casa atendeu à solicitação. O vereador autor do pedido disse que “ela se identifica com mulher e é transgênero. A OAB já havia concedido a carteira da Ordem para ela, reconhecendo juridicamente a mudança. É importante que essas medidas sejam tomadas coletivamente”.

O primeiro secretário, Vereador Marco Aurélio, informou que o colega esteve com ele solicitando a modificação e a Casa José Mariano atendeu ao pedido. “Já solicitamos a mudança de nomes em todos os documentos”. A líder do governo, vereadora Aline Mariano (PMDB) disse que a sociedade exige que aceitemos a todos com suas escolhas, e que para isso é preciso ter o olhar ampliado.

Jayme Asfora  (PMDB) enalteceu a luta do colega pelo nome social da funcionária do gabinete dele. “Tive o prazer de assistir a entrega da carteira da Ordem dos Advogados do Brasil já com o nome social gravado. Creio que este é o segundo caso de aceitação de nome social no país. Jayme disse que solicitou ao prefeito que implantasse também no âmbito da PCR o nome social, uma vez que o Estado já adota, sendo esse ato um elemento a mais no combate à transfobia.

 

 

Em 06/02/2017 às 18h46.