Câmara sedia exposição da Imaculada Conceição

A abertura da exposição “160 anos do Dogma da Imaculada Conceição” foi marcada por emoção e reverência, na tarde desta segunda-feira, 08, no Salão Nobre da Câmara, com a presença de vereadores do Recife, do Pároco do Morro da Conceição, José Roberto da Silva França, do artista plástico Luiz Antonio Leal, além de fiéis e funcionários da Casa. Até a próxima sexta-feira o público pode conferir a mostra e adquirir um dos quadros com a réplica, em alto relevo, da imagem de Nossa Senhora da Conceição. Toda a renda obtida será destinada para o complexo social do Alto José Bonifácio, que está sendo construído pela Igreja do Morro.

O Pároco José Roberto da Silva França agradeceu o espaço cedido para a mostra e afirmou que a população do bairro de Casa Amarela e, principalmente,  do Morro da Conceição está orgulhosa com o evento. “Sei que é a primeira vez que ocorre uma  exposição  como esta na Câmara. Estamos felizes em reverenciar  Maria que  teve uma sublime missão, especial para a história do mundo. A mãe de Deus”. Ele também  destacou que os  quadros foram feitos para celebrar os 160 anos de proclamação do Dogma  pelo Papa Pio IX, em 1854.

“Verdade de fé: Maria concebida sem a mancha do pecado original”.

Para os católicos este ano também é importante porque marca os 110 anos da chegada da imagem de Nossa Senhora ao Morro da Conceição, um local que se firmou como espaço de fé e peregrinação de fiéis das mais diversas partes do país. “Convidamos a todos para prestigiar  esta exposição, mas também adquirir a linda  peça e  ajudar  a obra social que é custeada por nossa comunidade”, ressaltou o  Pároco, referindo-se ao complexo social que envolve a escola de karaté, música e outras atividades, destinadas a crianças, jovens e adultos,  no Alto José Bonifácio.

Ficou a cargo do artista plástico mineiro Luiz Antonio Leal  a confecção dos 160 quadros em alto relevo,  réplicas de uma  imagem que veio da França. “Há cerca de dois anos, eu restaurei a imagem. Hoje busco imprimir a mesma anatomia da original nestes quadros”.  Ele conta que para reproduzir o “doce olhar de Maria”  procurou os olhos de vidro em vários locais, mas só conseguiu em São Paulo,  no tom e tamanhos desejados. “Recebi então a informação de que o local tinha apenas os 160  pares que eu precisava. Nenhum outro mais”.

SOLENIDADE DE ABERTURA - O presidente da Câmara Municipal do Recife, Vicente André Gomes (PSB), realizou a abertura da exposição “160 anos  do Dogma da Imaculada Conceição” . Visivelmente emocionado ele afirmou estar orgulhoso por  presenciar a mostra. “Há muitos anos, meu pai, o vereador Moacyr André Gomes, colocou nesta Casa Legislativa um mural de Nossa Senhora da Conceição. Agora, sinto-me muito grato a Deus por ser usado como veículo para esta exposição”. Ele aproveitou para ressaltar que a Casa de José Mariano é um local de todos os recifenses, dos mais variados credos e religiões.  “Por isso, eu sei do respeito que todos os vereadores têm por este evento, independente da religião que professam”.

O vereador Aerto Luna (PRP) parabenizou a iniciativa da mostra que presta homenagem a Maria e ao bairro de Casa Amarela. “Esta é uma oportunidade para refletirmos sobre o exemplo de Maria, que disse “sim” à missão dada por Deus.  Não se trata de  religião, mas de pregar o amor que Ela tem pela humanidade e refletir a nossa missão”.

OBRA DE ARTE – São  160 quadros (56cm x 44cm),  com um busto da Santa em alto relevo, em resina, com olhos de vidro. Compõem  ainda a peça, tecido azul adamascado, moldura em madeira detalhada, tendo como adorno um varão com brochura e torçal. Cada quadro custa R$ 1.500,00.

Em 08.09.14 às 18h19.