Câmara vai discutir assoreamento da Lagoa do Araçá

O assoreamento e a necessidade de dragagem da Lagoa do Araçá, localizada na Imbiribeira. Esses são os temas que serão discutidos na Câmara do Recife numa audiência pública a ser realizada no dia 6 de junho deste ano, por iniciativa do vereador Aerto Luna (PRP). A Casa aprovou o requerimento do parlamentar nesta segunda-feira (24), durante reunião realizada no plenário do Legislativo municipal.

De acordo com Aerto Luna, o assoreamento da lagoa limita o escoamento do Rio Tejipió, o que causa alagamentos no inverno. “A Lagoa do Araçá é importantíssima para o Recife e serve para o vazamento do Rio Tejipió. Ela está pedindo socorro. Na maré baixa, já aparece o seu assoreamento. Precisamos de uma comissão para tratar do tema urgentemente. A revitalização não vai beneficiar apenas o entorno da Lagoa, mas também o Tejipió. Convido todos a participarem dessa audiência pública.”

Em um aparte, o vereador Renato Antunes (PSC) destacou outras potencialidades da Lagoa do Araçá. “Aquele local tem grande potencial turístico, e hoje vemos a Lagoa morrendo. Mais do que discussões, são necessários encaminhamentos para aquele local tão importante e que poucos conhecem.”

Com uma área de 14,2 hectares, a Lagoa do Araçá é a única lagoa natural que restou no Recife. Em 2017, sua urbanização completa 23 anos. De acordo com a justificativa do requerimento de Aerto Luna, a única dragagem realizada no local aconteceu em 1998.

Em 24.04.2017, às 18h43