Câmara voltará a discutir botão de emergência nos ônibus

A vereadora Aimée Carvalho (PSB) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (15) para tratar de um assunto que tem sido abordado de forma constante por seu mandato: a instalação de botões de emergência nos ônibus do transporte público urbano da capital. A parlamentar, que realizou uma audiência pública sobre o tema em maio deste ano, repercutiu a aprovação do requerimento que pede a realização de mais uma oportunidade de debate a respeito dos botões. A nova audiência deve ocorrer às 9h do dia 30 de agosto, no plenarinho da Casa de José Mariano.

Em seu discurso, Aimée Carvalho destacou os encaminhamentos e as mudanças proporcionadas pela audiência pública realizada em maio. “O encontro foi muito importante para falarmos dos detalhes do projeto, além de ouvirmos sugestões da população. Novas ideias chegaram e já estão sendo implementadas. O nome do projeto deverá ser alterado para botão de emergência, ao invés de botão de pânico. Também estamos revendo a [presença] da palavra ‘perigo’ no letreiro dos coletivos.” Segundo a vereadora, a nova audiência também deverá contar com representantes de empresas de tecnologia.

Para ressaltar a necessidade da instalação de botões de emergência, Aimée Carvalho citou dados que ilustram a dimensão da violência no transporte coletivo do Recife. “Entre a manhã da última sexta-feira e a manhã da segunda-feira, 27 ônibus foram assaltados no Estado de Pernambuco. A contagem é feita pela editoria de polícia da Rádio Jornal em parceria com o Sindicato dos Rodoviários. Só nas últimas 24h, oito assaltos a ônibus foram registrados no Grande Recife.”

Em 15.08.2017, às 17h20