Campanha deve inibir abuso sexual de menores na Copa

A campanha “Não desvie o olhar”, foi lançada este mês pelo governo Federal para inibir e incentivar denúncias de exploração sexual de crianças e adolescentes durante grandes eventos esportivos. As denúncias podem ser feitas através do disque 100 e em outros locais de atendimento. A ação, segundo a vereadora Aimée Carvalho (PSB), será desenvolvida nas doze cidades-sede da Copa do Mundo e em locais de grande concentração de pessoas, em português, inglês e espanhol. Também será veiculada em 19 países da Europa e África “Durante a Copa de 2010 houve aumento em 30% nos casos de exploração sexual de crianças e adolescentes na África do Sul”.

A vereadora informou ainda que a inciativa pretende preparar o país para evitar o crime, garantindo direitos das crianças e adolescentes, por meio da sensibilização do público em grandes eventos esportivos. A campanha também busca orientar as vítimas de exploração sobre seus direitos.

A ação servirá para alertar turistas nacionais e estrangeiros sobre o crime e as consequencias judiciais que poderão sofrer no Brasil e em seus países de origem. “É necessário fortalecer o conjunto de ações estratégicas de proteção antes, durante e depois da Copa do Mundo e de outros grandes eventos que aconteçam no país. Pernambuco aderiu à campanha que conta com diversas entidades apoiando”.

Eurico Freire (PV) sugeriu que o tema seja mantido em discussão e tratado outras vezes na Casa, para  inclusive provocar o debate sobre emissoras de TV com audiência,  que acabam expondo crianças, muitas vezes com roupas inadequadas, às práticas de pedofilia.

 

Em 04/05/2014 às 16h40