Campanha por desassoreamento de leito de rios do Recife é alvo de projeto na Câmara

Capibaribe, Beberibe, Jiquiá, Jaboatão e Tejipió. Esses famosos rios que irrigam o Recife podem ganhar uma campanha pelo desassoreamento de seus leitos, caso o projeto de lei 179/2015, de autoria do vereador Antonio Luiz Neto (PTB) seja aprovado pela casa de José Mariano e sancionado pela prefeitura. A campanha, nomeada “Pacto pela Proteção aos Leitos dos Rios que Banham o Perímetro Urbano da Cidade do Recife”, deve ocorrer anualmente no mês de setembro.

O projeto prevê a participação de estudantes de escolas públicas e o estabelecimento de parcerias é convênios com diversas entidades. “Esta gincana ecológica com vista ao reflorestamento das margens dos rios que banham a cidade do Recife deverá despertar em todo cidadão recifense e pernambucano a vontade de ajudar na luta pelo renascimento dos nossos rios. Não podemos permitir que eles morram”, argumenta Antonio Luiz Neto.

A matéria ressalta a importância de defender a flora que se estabelece junto aos rios. “Um sério problema ambiental vem acontecendo com os nossos rios que é a redução ou inexistência da chamada ‘mata ciliar’, que é toda vegetação que fica nas nascentes e margens dos rios e que é área de preservação permanente. Sem essa proteção os rios ficam vulneráveis a todo tipo de problema”, explica o parlamentar na justificativa do projeto.

O fundamento pedagógico da campanha estipula períodos de recuperação que vão dos quatro aos dez anos de prazo. “Da mesma forma que o homem foi radical para destruir, deve sensibilizar e oportunizar as crianças e adolescentes, educando-os para recuperar a vida”, diz o texto.

Em 21.01.2016, às 10h20