Cantora Marina Elali recebe Título de Cidadã

O vereador João Arraes (PSB) entregou hoje (19), o Título de Cidadã à cantora Marina Elali, numa cerimônia bastante prestigiada no Plenário da Casa de José Mariano. Jurandir Liberal (PT) presidiu a solenidade que também contou com a presença dos vereadores Eduardo Marques (PTB), Priscila Krause (DEM), Jadeval de Lima (PTN), Maguari (PSB), Gilberto Alves (PTN), Vera Lopes (PPS), Alfredo Mariano (PSDC) e Alfredo Santana (PRB).

Marina Elali nasceu em Natal, numa família que mistura descendência árabe e pernambucana, neta de Iolanda Dantas e Zé Dantas, compositor e parceiro de Luiz Gonzaga, Rei do Baião. Desde pequena apreciou a música, chegou a estudar canto no Berklee College of Music, em Boston, nos Estados Unidos. Ganhou vários prêmios Hangar, como cantora revelação e melhor show do ano. Em São Paulo e no Rio de Janeiro recebeu prêmio Qualidade Brasil, como cantora revelação no exterior, além de ter participado do programa Fama, da Rede Globo. As músicas de Marina Elali também brilharam nas novelas e minisséries da emissora.

Em seu discurso, o vereador João Arraes disse que o Recife celebra a mais nova cidadã que herdou o talento do avô para compor músicas. “O Recife aplaude Marina Elali, que representa o nordeste no cenário musical brasileiro. Neta de dona Iolanda e de Zé Dantas, que é um gênio de nossa música, um dos mitos do baião e autor de sucessos entoados por Luiz Gonzaga. Pode ser dito que Marina Elali, compondo, cantando e dançando vive a arte com todo o seu esplendor. Sem dúvida, de seu avô materno herdou a veia de compositora”, disse.  

O parlamentar também citou que o Recife tem a característica de acolher bem todos os que chegam . “O Recife pede permissão à cidade de Natal para acolher Marina. Natal progressista e vanguardista, de belíssima via costeira. De sua Natal, Marina chega ao Recife, por aonde muito caminhou e também trouxe a sua arte. Recife cultural, da arte de Francisco Brennand, Cícero Dias e Abelardo da Hora, das ideias de José Mariano, patrono da Câmara de Vereadores. E reconhecendo o seu sucesso, sua arte, a capital pernambucana lhe recebe e também quer tê-la como filha. Salve Marina Elali, a mais nova cidadã do Recife. Com todos os méritos”, finalizou João Arraes.

Emocionada, Marina Elali disse que era difícil segurar as lágrimas, porém estava muito feliz com o Titulo de Cidadã. “Vou falar do coração. Desde que veio a notícia de que receberia esta honraria, fiquei me perguntando qual a importância de receber o Título. E cada vez que pensava ficava mais feliz e honrada, mais grata a todos vocês”, disse. A cantora também detalhou sua infância nas viagens de férias para o Recife. “Meus pais se conheceram aqui e pouco tempo depois foram morar em Natal, onde nasci. Adorava vir de carro com a família, pois sabia que no Recife era só festa e matar saudade de todos. A gente andava pelas ruas, ia à igreja, brincava com meus primos. Foram dias perfeitos para mim”, detalhou.

Marina Elali também disse que com o passar do tempo foi se apaixonando naturalmente pela obra do avô.“ Nessa época minha avó mostrava as canções do meu avô e minha vida começou a mudar. Aos 5 anos já sabia que queria ser artista e levar alegria para a vida das pessoas. Quando entrei para o coral da escola, comecei a entender a importância do meu avô quando realizaram um festival com músicas de Zé Dantas e Luiz Gonzaga”, disse. A cantora também lembrou sobre a gravação do DVD no Recife,  em homenagem ao Rei do Baião e ao avô, Zé Dantas. “Sonhei em fazer esse trabalho e torcia para que o projeto fosse aqui em Pernambuco. Todos cantaram as músicas e amei mais ainda por sentir-me querida aqui. Dia 18 de outubro em 2012 gravei com a casa lotada um DVD ao vivo. Trouxe Zezé de Camargo, Geraldo Azevedo, Quinteto Violado, Ivete Sangalo, Orquestra Cidadã, Chorão, entre outros artistas. Uma noite inesquecível, histórica para mim. O mais importante disso é levar a música de Luiz Gonzaga para minha geração, através de arranjos modernos, do meu jeito, com a minha paixão”, contou.

Ao final de suas palavras, a cantora agradeceu ao vereador João Arraes, ressaltando o recebimento do Título de Cidadã. “É um honra, do fundo do meu coração, poder dizer para meus fãs e para o Brasil que sou cidadã do Recife. Agora, não sou só de Natal, sou também de Pernambuco. Agradeço João Arraes pelo carinho, por ter me presenteado e por ser autor do requerimento onde meu nome foi aceito por unanimidade. Nunca vou esquecer. Aos meus pais, minha vó, exemplo de garra, e minha família, queria que vocês soubessem que estou feliz . É um reconhecimento”, disse. Jurandir Liberal, ao final da Reunião Solene, elogiou João Arraes e também Marina Elali. “Um excelente vereador, todos gostam dele e esse companheiro  tem contribuído com todo mundo numa dedicação muito grande à Casa, ao Recife. E quando elabora uma proposição, como esta, tem todo o cuidado e carinho. A Câmara ficou muito feliz por sua iniciativa. E depois de ouvir a fala carinhosa de Marina Elali, ela deveria  ter nascido no Recife! Mas agora já é uma recifense. É com satisfação que presido esta Mesa.”, disse.  Quebrando o protocolo, o vereador Jurandir Liberal pediu para que Marina Elali finalizasse a Reunião Solene cantando músicas que celebram o Natal e sucessos de sua carreira e também de Zé Dantas e Luiz Gonzaga.

 

Em 19.12.2012, às 12h.