Cardápios de refeições poderão ser bilíngues

O oferecimento aos clientes de cardápios bilíngues nos hotéis, restaurantes, bares e estabelecimentos similares no Recife é o objetivo do projeto de lei 98/2013, de autoria do vereador Augusto Carreras (PV). Os cardápios, de acordo com a matéria que está em tramitação na Câmara , deverão ser confeccionados nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola. “Ficam dispensados do cumprimento da lei os estabelecimentos do tipo "self-service". E o descumprimento das normas estabelecidas sujeitará o estabelecimento às sanções de advertência e multa”, acrescentou Augusto Carreras.

Segundo Carreras, oferecer cardápios bilíngues significa uma alternativa que qualifica e fideliza turistas estrangeiros porque facilita o atendimento e diminuem as dificuldades de comunicação sofridas por muitos turistas. "O turismo é uma atividade universal. Além de primar pela nossa língua, todos os lugares devem romper com essas barreiras linguísticas e disponibilizar suas informações pelo menos em outra língua, que se convencionou que é o inglês e/ou o Espanhol. Estudos do Ministério do Turismo mostram que a dificuldade de comunicação é um dos pontos mais criticados pelos turistas estrangeiros que visitam o Brasil" ,analisou.

Ainda de acordo com o vereador, o comércio precisa estar mais preparado diante da chegada da Copa do Mundo de futebol, em 2014. "O comércio precisa estar apto para atender a demanda desses turistas que terão, com o mundial de 2014, uma oportunidade a mais de conhecer a nossa região que é tão rica de recursos naturais. Isso com certeza facilitará tanto a comunicação de quem for o cliente, quanto de quem for fazer o atendimento”, finalizou.

 Em 11.07.2013 às 08h49.