Carlos Brandt é o mais novo cidadão recifense

Marcada por forte emoção, ocorreu na manhã desta quinta-feira, 06, a entrega do Título de Cidadão do Recife a um dos mais renomados médicos da cidade, Carlos Teixeira Brandt. A iniciativa partiu do vereador Inácio Neto (PSB) e contou com a presença de familiares e amigos do homenageado. “Ele possui um currículo invejável e tão vasto que se torna impossível citar todos os seus trabalhos. O que podemos afirmar é que a sua formação teve início no Recife, mas seu nome ganhou o mundo, se tornando uma referência médica mundial, com ênfase em cirurgia pediátrica”, ressaltou Inácio Neto.

O parlamentar destacou a biografia do médico,  nascido  em Teresina, no Piauí,  e que adotou  o Recife  como  cidade do coração  desde   a adolescência.  “Foi aqui que  teve a sua formação acadêmica, se inseriu no mercado de trabalho,  fixou residência e constituiu família. Sua trajetória  profissional brilhante teve início em 1967,  quando concluiu o curso de Ciências Médicas na Universidade Federal de  Pernambuco.”

Dr. Carlos Brandt é mestre, doutor (PHD) e livre docente, com pós-doutorado pelas universidades do Colorado nos Estados Unidos e Oxford na Inglaterra. “Na UFPE auxilia na formação de diversos médicos, sendo professor titular de cirurgia pediátrica e coordenador do programa de pós- graduação em Cirurgia, do mestrado e do doutorado. Além disso, é professor visitante em universidades dos Estados Unidos, Inglaterra e Espanha”, lembrou o vereador. Ele citou também a grande produção científica do médico para a literatura nacional e internacional.

Em seu discurso de agradecimento, Carlos Teixeira Brandt, revelou que estava emocionado e que falaria com o coração. “Quando cheguei ao Recife aos 14 anos de idade, vi pela primeira vez, na Avenida Conde da Boa Vista, um anúncio luminoso giratório. Foi o reconhecimento de que estava chegando a um mundo novo. Admirável mundo novo, que teria profundas repercussões em meu futuro”. Segundo ele, este sentimento o acompanhou na cidade todo o tempo.

O médico destacou o reconhecimento e a generosidade com que foi tratado no Recife. “A cidade me tratou como cidadão, concedendo-me oportunidade de vida, de constituir família, filhos, netos. Meu sentimento não é receber honrarias pelo que fiz, é fazer um reconhecimento pela generosidade que sempre recebi desta cidade”. 

O médico citou a importância de sua família em sua formação. “Minha mãe é a doçura. Embalou os meus sonhos. Meu pai me ensinou que não importa o que faça e onde faça, mas tenho que fazer bem feito”. Segundo ele, é este ensinamento que quer deixar como legado para os filhos, netos, amigos, orientandos e toda a equipe  com que trabalha.

A solenidade foi presidida pelo vereador Vicente André Gomes (PSB) que afirmou o quanto a Câmara se sentia feliz em propor o Título. “Um poeta foi perguntado como se faz um verso e respondeu que verso se faz com sentimento e amor. Esta Casa não tem poetas, mas concedemos esta homenagem com muito amor”.  A mesa contou com a presença da diretora de pós-graduação da UFPE, Célia Castro.

 

Em 06.12.2012, às 14h