Carlos Gueiros debate requerimentos

O vereador Carlos Gueiros (PTB) discutiu dois requerimentos de autoria do vereador Josemi Simões (PR), durante a Reunião Plenária desta terça, 12. Os requerimentos 4304 e 4305 versam sobre proibição de estacionamento nas vias de mão dupla. Gueiros, no entanto, lembrou que já existe uma lei proibindo esse tipo de estacionamento. “Quero congratular-me com Josemi Simões pelo teor dos 2 requerimentos. A cidade do Recife toda está requerendo providências como essas. Inúmeras leis são esquecidas e muitas das ruas no Recife são estreitas e, ainda por cima, estacionam nos dois lados da via. Entendo que orçamento no Recife é insuficiente para atender as necessidades. Gasta-se muito dinheiro para colocar pessoas para trabalhar nos dias em que as ruas são destinadas aos lazer e o pobre precisa de ciclovia é para trabalhar. A prioridade é essa. Quero ressaltar para Vossa Excelência que já existe uma lei que já abrange essa situações”, disse.

O vereador André Régis (PSDB) fez um aparte e frisou que a sinalização horizontal não vem sendo devidamente aplicada na cidade. “Quero fazer um questionamento ao governo sobre a sinalização horizontal. Acredito que as normas técnicas não vêm sendo devidamente aplicadas  A quantidade deve ser inferior, pois quando vamos a um shopping center, por exemplo, a sinalização horizontal é em alto relevo e a tinta perdura, tem uma vida longa. Ao contrário das nossas ruas. Irei elaborar um Pedido de Informação à Prefeitura e saber o porquê”, disse.

Jurandir Liberal (PT) respondeu ao vereador André Régis e explicou que existe um desgaste natural devido ao grande movimento de automóveis. “Há um desgaste natural nas vias, diferentemente do movimento de um shopping. A vida útil é semelhante. Não posso afirmar que a qualidade da tinta está errada, mas o tipo de pavimento deve ser considerado. Se a porosidade é menor, a tinta demora mais, se é menor, significa menos tempo. As ruas são recapeadas e esse material não tem vida útil grande. Estou dando explicações para que Vossa Excelência examine os dados que a Prefeitura vai passar. É importante questionar sobre a aplicação da tinta e, também,  talvez pelo não uso do material adequado”, pontuou  Jurandir.

André Régis (PSDB), no entanto, lembrou que existem faixas de pedestres em que a pintura não é nova. “Na Agamenon Magalhães existem várias faixas de pedestres em que a colocação da pintura é antiga. E a vida útil, em outros locais e que não faz sentido, é inferior a 3 meses. Tenho convicção de que a aplicação do material é imprópria ou a qualidade é  insuficiente.  Existem diferenças de padrão na sinalização vertical. Quando o material é de baixa qualidade desaparece rapidamente. Vamos fazer uma pesquisa, além do Pedido de Informação, e selecionar algumas vias para analisarmos e observarmos o material”, finalizou.

Em 12.08.14 às 17h09.