Carlos Gueiros diz que escolha da Comissão é interna

O vereador Carlos Gueiros (PTB), emprestou na tarde desta terça-feira 30, na Câmara do Recife, à vereadora Marília Arraes (PSB), solidariedade em função de comentários veiculados na imprensa local dando conta de que “ela não teria condições de ser de presidir a Câmara por falta de experiência legislativa”. Segundo o vereador, este é um assunto interno da Casa e deve ser resolvido no âmbito interno pelos pares. Foi além, afirmando que a vereadora está no segundo mandato, foi eleita pelo voto popular, e ocupou a presidência de uma das mais importantes comissões, a de Legislação e Justiça.

Carlos Gueiros ressaltou ainda que mesmo que fosse a  primeira legislatura da  vereadora nada a impediria de presidir a Câmara. “Regimentalmente não há impedimentos para se presidir a Casa ou ocupar qualquer outro cargo da Comissão Executiva. Qualquer um dos 39 vereadores eleitos neste pleito podem fazer parte da Comissão ocupando cargos. O critério do Regimento Interno é  ter sido eleito e em seguida pode até se usar o da proporcionalidade”.

O vereador frisou que as informações divulgadas pela imprensa certamente saíram de comentários internos. “A imprensa não cria informações. Ela divulga aquilo que recebeu daqui de dentro. Lembro que já tivemos exemplos recentes de vereador em primeira legislatura que presidiu a Câmara do Recife, como o vereador Múcio Magalhães, que desempenhou muito bem suas funções de presidente”.

Carlos Gueiros acrescentou que os parlamentares não deveriam fazer comentários desabonadores ao afirmarem nos bastidores que alguns vereadores ou vereadoras são inexperientes e por isso não teriam como presidir a Casa. “No caso da vereadora Marília Arraes a inexperiência não se aplica. Devemos nos abster de comentários dessa ordem. Este assunto deve ser tratado dentro da Casa, na hora certa”.

 

Em 30.10.2012, às 16h19.