Carlos Gueiros quer disciplinar estacionamento em ruas

Projeto de lei do vereador Carlos Gueiros (PTB), votado e aprovado em primeira discussão na tarde desta terça-feira, 9, na Câmara do Recife, disciplina o estacionamento de veículos ao longo de avenidas, incluindo vias perimetrais e secundárias. A proposta determina que o estacionamento seja permitido apenas em um dos lados da via e não nos dois como se verifica em quase todas elas atualmente. “Estou dando à autoridade a condição de disciplinar e não aceitar pressão daqueles que querem estacionar em duas mãos”.

Carlos Gueiros disse que a questão é delicada em função da quantidade de carros existentes e por isso era favorável à construção dos edifícios garagens. O vereador Luiz Eustáquio (PT) concordou com a proposta do colega sobre a construção de edifícios garagens porque as ruas estão tomadas por carros, mas alegou que não tinha a dimensão de quantas ruas existem e do volume de carros que transitam por elas. “Preocupa onde vamos realocar todos esses carros. Sugiro uma audiência pública para discutir mais este assunto”.

Almir Fernando (PCdoB) disse que o tema era difícil porque cria restrições à sociedade. Lembrou que são mais de 600 carros novos por mês circulando na cidade, sem contar que  a maioria não tem consciência e estaciona nos dois lados das vias. Amaro Cipriano Maguari (PSB) acha o projeto importante, mas não vê possibilidade de sua implantação, porque existem avenidas sem alternativa.

Raul Jungmann (PPS) avalia que o projeto vai de encontro aos planos do atual gestor e que a proposta poderia ser implantada aos poucos, desde que a lei exista e dê condição ao poder público de agir de forma planejada. Henrique Leite (PT) acha que o projeto é perfeito e acabado não fosse o descontrole urbano que existe há décadas. “A aprovação de prédios enormes e com poucas garagens forçam moradores a deixarem seus carros nas ruas. A proibição deveria ser na origem, só constrói se tiver lugar para carros”. Osmar Ricardo (PT) disse que o projeto é importante, mas carecia de alguns adendos, por exemplo, dar mais tempo a moradores que deixam seus carros na rua.

Isabella de Roldão (PDT) é favorável ao disciplinamento dos estacionamentos, do rodízio, da implantação de ciclovias e ciclofaixas, mas antes é preciso dar alternativas. “O Recife tem poucas áreas onde construir edifícios garagens”. Luiz Eustáquio sugeriu uma audiência pública, antes da segunda votação para encaminhar melhor a questão. O autor acatou a sugestão e vai marcar a data para a audiência.


Em 09.04.13, às 20h05.