Carlos Gueiros quer soluções para trânsito do Recife

Integrante da Comissão de Meio Ambiente, Transportes e Trânsito da Casa, o vereador Carlos Gueiros (PTB) fez um pronunciamento, nesta quarta-feira, 17, alertando sobre os problemas do trânsito no Recife. Ele acredita que são necessárias ações urgentes por parte da CTTU para melhorar a circulação nas vias de toda a cidade. “Está impraticável andar de carro no Recife, está tudo engarrafado”.

Uma das sugestões do parlamentar para reduzir os congestionamentos é a colocação de um agente de trânsito nos horários e locais de pico. “Muitas vezes um sinal está verde para uma faixa que não tem fluxo de veículos, enquanto outras vias engarrafam. É nessas horas que se faz necessário um agente de trânsito para mandar os carros avançarem o sinal. Infelizmente, estamos limitados às lombadas eletrônicas e à sinalização vertical”.

Debate

Desde outubro passado a CTTU é presidida pela engenheira Maria de Pompéia, que ocupou o lugar de Carlos Padilha. Para o vereador Amaro Cipriano Maguari (PDT) ainda faltam condições para a atual presidente trabalhar. “Ela tem que renovar o número de agentes de trânsito através de concurso público, mas isso só pode ser feito com investimentos”. Na opinião de Gueiros, enquanto o concurso não é realizado, guardas municipais podem ser relocados para este tipo de função, como já acontece atualmente.Vera Lopes (PPS) lembrou que o problema do trânsito prejudica também o funcionamento do sistema de saúde, provocando o atraso dos profissionais. Aline Mariano (PSDB) questionou as razões do ex e da atual presidente da CTTU não terem recebido condições de solucionar os problemas do trânsito no Recife. Porque não foram dadas as condições para o ex-presidente da CTTU Carlos Padilha solucionar os problemas do trânsito no Recife. Na opinião de Daniel Coelho (PV), falta vontade política para promover mudanças. “Pompéia não está conseguindo fazer, da mesma forma que (Carlos) Padilha não conseguia. Porque não há vontade política da gestão. Vamos colocar a culpa a quem de fato ela pertence”.

Da bancada governista, Jurandir Liberal (PT) elogiou a gestão do PT e a nova presidente da CTTU. “A cada dia surgem novos problemas, só na capital entram três mil novos veículos por mês, mas a municipalização foi um avanço para o Recife. O governo não está sendo omisso e as decisões estão sendo tomadas em benefício da cidade. Tomar novas providências é uma questão de oportunidade, já que Pompéia é uma pessoa extremamente inteligente e competente”.

Jairo Britto (PHS) acredita que a sugestão de Gueiros deve ser analisada com atenção e citou ações de melhoria no trânsito nos últimos oito anos, a exemplo do corredor paralelo à Avenida Caxangá e a construção do viaduto Capitão Temudo, que facilitará a entrada na Zona Sul da cidade.

Aerto Luna (PRP) sugeriu uma reunião entre Pompéia e os integrantes da Comissão de Meio Ambiente da Câmara. E Edmar de Oliveira (PHS) parabenizou o discurso do colega, lembrando que pequenas medidas podem colaborar com a redução dos congestionamentos. “Como já havia dito ontem, um retorno em frente ao Hospital Pan de Areias já reduziria bastante o fluxo de quem precisa ir até a Imbiribeira para chegar no local”.

Em 17.11.10, às 17h50.