Carlos Gueiros quer terminais integrados climatizados
“É público e notório que os incômodos do calor pela temperatura da nossa região não são sentidos apenas nos ônibus não climatizados, mas, também, nas superlotações dos terminais integrados”, argumenta Carlos Gueiros no texto de justificativa que acompanha o projeto.
De acordo com o parlamentar, o desconforto e a falta de adequação estrutural marcam os pontos de paradas do Recife. “Além do calor gerado pela temperatura local, as paradas ao longo dos itinerários são localizadas à margem das pistas de rolamento, que aumentam a temperatura dos seus entornos, não oferecem proteção contra a chuva e o sol e, muito menos, assento para pessoas com restrições físicas, idosos, gestantes, entre outros, que esperam o seu meio de locomoção.”
Além da climatização, os terminais integrados deverão possuir piso elevado ao nível do acesso aos veículos. Também precisarão contar com serviço fixo de segurança pública – e dispor de instalações sanitárias adequadas ao fluxo de pessoas que atendem e às regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Já os terminais de subúrbio e os pontos de parada ao longo dos itinerários dos ônibus e micro-ônibus não precisarão ser climatizados, mas deverão ser dotados de fechamento no teto, nas laterais e nos fundos que garantam proteção aos usuários contra sol, chuva e ventos. Além disso, vão precisar oferecer ao menos três assentos e iluminação noturna. O piso também deverá ser elevado ao nível dos veículos.
O projeto nº 149/2019 prevê uma adequação progressiva dos equipamentos a uma taxa anual de 15%, a partir do final de 2020. Novos terminais e pontos de parada só poderão ser entregues se estiverem em conformidade com as novas regras.
Em 12.07.2019, às 11h09