Cartazes de divulgação de passos para uma alimentação saudável

O projeto que dispõe sobre a divulgação dos dez passos para uma alimentação saudável nos estabelecimentos que comercializem ou produzam refeições e/ou lanches, que está em tramitação na Casa, pode virar lei no Recife. A proposta é de autoria do vereador Estefano Menudo (PSB) e prevê que as informações deverão ser veiculadas através de cartazes ou banners no mínimo em dois locais de fácil visibilidade com fontes do Ministério da Saúde.

Ainda segundo Estefano Menudo os dez passos para uma alimentação saudável que deverão ser veiculados são: A importância de comer feijão e arroz, o consumo diariamente de leite e derivados, carnes, aves, peixes ou ovos; a ingestão de no máximo uma porção, por dia, de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. Alem disso, conterão informações para evitar refrigerantes, sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas e outras guloseima, além da diminuição da quantidade de sal na comida.

Outras informações como a importância da ingestão de água, cereais, tubérculos, grãos integrais, legumes, verduras e frutas serão indispensáveis. O parlamentar lembrou que a confecção dos cartazes será de responsabilidade do proprietário. “Existem diversos estudos e pesquisas que indicam a necessidade de uma alimentação saudável no dia a dia de cada indivíduo, evitando  assim o aparecimento de doenças cardíacas, câncer, diabetes, hipertensão, além de prevenir a obesidade. Esse Projeto tem o objetivo de divulgar o Guia Alimentar do Ministério da Saúde para reeducar hábitos alimentares com o propósito de melhorar a qualidade de vida do cidadão”.

O parlamentar faz referência também a uma pesquisa ressaltando que o crescimento do índice de obesidade em crianças e adolescentes está relacionado principalmente ao mau hábito alimentar. “Devemos levar em conta que este guia trata de alimentos com baixo custo. Por isso a importância da fixação de cartazes nos estabelecimentos que produzem e comercializam refeições e/ou lanches. Eles serviriam como mecanismo estratégico para ajudar na reeducação, especialmente, pelo fato de que boas partes dos trabalhadores almoçam fora de suas residências.

Em 21.07.2015