Centenário de Liberato Costa Júnior é celebrado na Câmara

A vida e o legado do ex-vereador Liberato Costa Júnior foram tema de uma homenagem póstuma realizada pela Câmara do Recife nesta quarta-feira (11), em lembrança ao centenário do político nascido em 11 de Abril de 1918. Liba, como era tratado pelos colegas, cumpriu 11 mandatos na Casa e foi, também, deputado estadual e prefeito interino do Recife. A celebração aconteceu durante o grande expediente da reunião plenária desta tarde, por iniciativa do presidente da Câmara, o vereador Eduardo Marques (PSB).

Em seu discurso na tribuna, Eduardo Marques recuperou a obra de Liberato Costa Júnior como prefeito e vereador. Dentre os feitos do homenageado à frente do Poder Executivo, foram destacadas a construção da Ponte do Limoeiro, o alargamento da avenida Marechal Mascarenhas de Moraes e o início de obras de revitalização da cidade. “Mas é como vereador desta cidade que Liberato Costa Júnior imprimiu marcas na maior parte da sua vida e inspirou gerações de políticos. Em seus 11 mandatos, sempre foi reconhecido pelo seu trabalho, sua prodigiosa memória histórica e seu amor pela cidade. Na Câmara Municipal, foi autor do projeto que consagra simbolicamente o dia 12 de março como data da fundação do Recife. Foi também autor do projeto que criou o Diário Oficial do Município, transformado em lei em 1969, e do projeto que criou a Rádio Difusora Frei Caneca, que se encontra em fase de instalação. Aqui, presidiu as comissões de Legislação e Justiça, de Finanças e Orçamento, dentre outras.”

As inúmeras homenagens prestadas a Liberato, a exemplo da Medalha do Mérito José Mariano, também foram destacadas por Eduardo Marques. O presidente citou, ao final de sua intervenção, uma das frases do homenageado que até hoje marcam a sua memória: “gratidão é dívida que não prescreve.” No plenário, foi exibido um vídeo narrando a história do ex-vereador.

Outros parlamentares se pronunciaram em homenagem a Liberato Costa Júnior durante a comemoração. O vereador Wanderson Florêncio (PSC) lembrou os momentos de aprendizado proporcionados por Liba. “Não tive a oportunidade de ser colega de mandato de Liberato, mas fiz questão de ir a sua Casa para usufruir de sua experiência. Era marcante observar o carinho, o afeto e conhecimento dele sobre o Recife e sobre as pessoas que dedicaram suas vidas à cidade. A homenagem de hoje resgata essa memória e a autoestima que esta Casa deve ter.”

O vereador Eriberto Rafael (PTC) também falou sobre os ensinamentos de Liberato Costa Júnior. “Gostaria de parabenizar a Casa, em nome do presidente Eduardo Marques, pela sensibilidade de fazer esta homenagem a Liberato, que defendeu tanto a autoestima quanto a altivez desta Casa. Ele lutou muito para que os vereadores enxergassem o tamanho que a Câmara deve ter para representar o povo do Recife. É muito difícil conhecer alguém que andou mais pelo Recife do que ele. Pude acompanhá-lo quando criança em suas andanças políticas. Quando fui candidato, também o procurei, e ele facilitou meus caminhos aqui nesta Casa.”

Já o vereador Almir Fernando (PCdoB) ressaltou a luta do homenageado pela Rádio Frei Caneca. “Queria destacar todas as obras que ele realizou na sua vida, especialmente a Rádio Frei Caneca, pela qual ele tanto brigou para estar no ar. Infelizmente, ela só foi operacionalizada depois de sua morte. Pedimos que a essa rádio seja acrescentado o nome dele. Liberato tinha humildade. Cumpriu onze mandatos, mas sempre dava orientações importantes quando chegava um vereador aqui.”

O vereador Hélio Guabiraba (PRTB) também contou sua história de convivência com Liberato. “Sou vereador de primeiro mandato, mas há 37 anos vim a esta Casa e uma das pessoas queridas que conheci e de quem me tornei amigo foi Liberato Costa Júnior. Hoje, tenho algumas histórias desta Casa para contar porque convivi com esse vereador cuja alma ainda está entre nós. Não conheci ninguém na minha vida com uma memória como a dele. Ele me mostrou no dia a dia o que é ser vereador do Recife.”

O evento foi encerrado com uma apresentação da escola de samba Unidos do Escailabe, que dedicou seu samba-enredo de 2013 a Liberato Costa Júnior. Compuseram a mesa da comemoração, além do presidente Eduardo Marques, o terceiro vice-presidente da Câmara – o vereador Chico Kiko (PP) –, a neta do homenageado – Therejan Gonzaga –, o ex-vereador Eurico Freire, e a diretora de jornalismo da Globo Nordeste, Jô Mazzarolo.

Em 11.04.2018, às 17h15