Chef Erilene Monteiro recebe Medalha do Mérito José Mariano

Toda uma vida dedicada à arte da culinária. Pizzaiola há 16 anos, em italiano, ou fazedora de pizzas para o censo comum. Formada em Gastronomia pela Italian Culinary Institute for Foreigners – escola de culinária para estrangeiros. Tanta dedicação, a fez merecedora de mais um título comenda de melhor Chef do Brasil em massas italianas, concedido pela Associação Brasileira de Lideranças, premio Excelência Qualidade Brasil, São Paulo. Em poucas linhas este é o perfil de Erilene Monteiro de Azevedo, melhor dizendo, a Comendadora Chef Erilene, agraciada nesta quarta-feira (25) com a Medalha do Mérito José Mariano, em reunião solene na Câmara do Recife, proposta pela vereadora Aline Mariano (PP).
Dona de uma escola de formação, o Centro de Especialização de Pizzas e Pizzaiolos (Cepp), há dois anos, em Campo Grande, Zona Norte do Recife, é também fundadora do projeto Mão na Massa, uma proposta pioneira de qualificação profissional para ex-usuários de drogas e pessoas em vulnerabilidade social. A formação, que é gratuita, também oferece aos alunos certificado, apostilas e fardamento. Ela acredita que para enfrentar as drogas um emprego é fundamental para propiciar a reinserção.

Aline Mariano conta que a instituição filantrópica criada por Erilene se desenvolve com recursos próprios e parcerias. Até o momento cerca de 2.280 mil pessoas foram beneficiadas. “Quando estive à frente da Secretaria de Enfrentamento às Drogas, conheci esse trabalho maravilhoso e importante que a Comendadora faz. Por isso, pelo trabalho social executado, no qual qualificação profissional e oportunidades de emprego são as ferramentas para estímulo e encorajamento a ex-usuários, ela é merecedora desta Medalha, que só é concedida a poucos”.

Simples e objetiva, a Comendadora Erilene Monteiro disse que não escreveu um discurso e falaria com o coração. Estava emocionada por receber a honraria. Enfatizou que tem  certeza de estar trilhando o caminho certo, salvando vidas. Agradeceu aos alunos que estavam presentes, amigos e parentes. Ressaltou que dividir conhecimento é plantar sementes. “Quando tive a ideia de criar esses projetos, o fiz porque perdi um sobrinho para as drogas. Ali resolvi que trabalharia para não perder mais ninguém”.

Presente à solenidade, o promotor da Vara de Execuções Penais, Marcelus Ugiette, pediu para falar e ter a oportunidade de parabenizar a Comendadora pelo trabalho realizado com alunos, pessoas em vulnerabilidade social e ex-usuários de drogas. O presidente da Casa, vereador Eduardo Marques (PSB), que conduziu a reunião, elogiou o trabalho da colega Aline Mariano pela sensibilidade dela e parabenizou a Comendadora pelo nobre empreendedorismo .

25.04.2018 às 19h45.