Cidadania recifense reforça laços com Portugal

Ao conceder o Título de Cidadão do Recife para o empresário português Vicente Miranda Reis de Melo, o vereador Gustavo Negromonte (PMDB) lembrou na tarde desta quinta-feira (8), no plenário da Câmara do Recife, os laços que unem esses dois países irmãos. “Há mais de quinhentos anos Brasil e Portugal firmaram laços históricos. Hoje, de maneira especial, lembramos essa irmandade tão frutífera entre os dois países ao conceder este título”.

Gustavo destacou ainda a ousadia e a determinação que sempre marcaram a vida do homenageado. “Em dezembro de 1957, ele deixou Portugal rumo ao Brasil. Começou trabalhando na Camisaria Rialto e logo depois se tornou empresário junto com o irmão José Miranda. Desde então contabiliza sucessos que contribuem para o engrandecimento do Recife. Atualmente é diretor da Set Sistemas e Produtos Técnicos, que comercializa produtos e serviços de limpeza e higiene profissional.  Mas não é só isso. É sócio do Real Hospital Português, além de secretário do Conselho da Comunidade Portuguesa e presidente do gabinete Português de Leitura”.

O homenageado, que em 1962 foi assessor da presidência da CTTU, lembrou que sair de seu reduto e trabalhar na cidade foi um desejo que nasceu cedo. “Aos 14 anos já estava na cidade de Aveiro. Para quem não sabe, Aveiro tem muito a ver com o Recife, com pontes, canais, mar, sal e a boa gastronomia. Não sei como não é geminada com Recife. Desde já me coloco ao serviço da Câmara nessa tarefa. O tempo passou e finquei meus laços. Aqui tive filhos e netos e agora sou cidadão recifense”.

A sessão solene foi presidida pelo vereador Augusto Carreras (PV) e fizeram parte da mesa Joaquim Francisco, ex-governador de Pernambuco, José Arraes de Alencar, Cônsul da Indonésia,  Adriano Coutinho, vice-Cônsul de Portugal, Manoel Tavares, presidente da Comunidade Portuguesa, e o Comendador Alberto Barbosa.

Em 08.04.2010, às 19h25.