CMR comemora 90 anos do PCdoB

O partido comunista do Brasil, fundado no dia 25 de março de 1922, é o grupo político mais antigo do país em atividade. A data foi lembrada na manhã desta quinta-feira, 22, em solenidade realizada no plenário da Câmara por iniciativa do vereador Almir Fernando (PC do B). Durante a homenagem, presidida pelo vereador Jurandir Liberal (PT), a Empresa de Correios e Telégrafos lançou um selo postal comemorativo aos 90 anos do partido, que possui 300 mil filiados no Brasil.

A sessão teve a participação de dezenas de militantes e lideranças políticas do Estado. A mesa principal foi composta pelos dirigentes do PC do B, Alanir Cardoso (presidente estadual), deputada federal Luciana Santos (vice-presidente nacional) e deputado estadual Luciano Siqueira (presidente do diretório municipal do Recife) e também pelo diretor regional dos Correios, Pedro Luiz Mota Soares; secretários de coordenação política e de ciência e tecnologia da Prefeitura do Recife, Henrique Leite e José Bertotti; e secretário de ciência e tecnologia de Pernambuco, Marcelino Granja.

Em seu discurso, o vereador Almir Fernando relatou a trajetória do PC do B, desde a fundação até os dias atuais. Lembrou que o partido surgiu num ano especial para o país, com a realização da Semana de Arte Moderna, em São Paulo, e a rebelião tenentista no Rio de Janeiro mas sofreu com a repressão durante mais de 60 anos. “Somente o verdadeiro espírito revolucionário seria capaz de não deixar o militante esmorecer diante de tanta repressão. O PC do B, então, cresceu e lutou brava e heroicamente contra o governo militar até a volta da democracia no país”, afirmou.  

Para o presidente estadual Alanir Cardoso, a história do partido é uma grande façanha e até hoje é um desafio sustentar as ideias daqueles que o fundaram. “O PC do B foi o partido com mais integrantes presos pelo regime militar mas esteve sempre nas trincheiras da resistência, entre as quais a guerrilha do Araguaia”, ressaltou. “Nunca nos desligamos das lutas dos trabalhadores e o ideal de construir o socialismo no Brasil continua igual”, encerrou.

A deputada federal Luciana Santos disse que a história do PC do B se confunde com a história do povo brasileiro “porque estivemos juntos em vários momentos, como na luta contra a ditadura, na constituinte de 1988, na eleição de Lula e Dilma”, observou a parlamentar. Em seguida foi realizado o lançamento do selo comemorativo personalizado em homenagem aos 90 anos de fundação do partido comunista do Brasil, com a obliteração (carimbação) do selo, significando que ele está proibido de ser comercializado. Também estavam presentes na solenidade os vereadores Alfredo Santana (PRB), Maré Malta (PSD), Liberato Costa Jr. (PMDB) e Inácio Neto (PSB).