Codecir faz 24 anos e recebe homenagem na Câmara

Para comemorar os 24 anos de existência da Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir), o presidente da Câmara, Múcio Magalhães (PT) propôs uma sessão solene, realizada na tarde desta terça-feira (9), no plenário da Casa. Ele justificou a homenagem afirmando que a data não poderia passar em branco e tinha de ser registrada pela importância do órgão para a cidade.

Múcio ressaltou que a Codecir começou a atuar de forma precária, mas em 2001, na gestão de ex-prefeito João Paulo, se fortaleceu e a equipe foi ampliada, passando a trabalhar de forma preventiva e emergencial. “Depois do programa Guarda-Chuva podemos afirmar que morre menos pessoas nos períodos chuvosos, por causa do trabalho desenvolvido nesse programa, que tem sua espinha dorsal na Codecir”.

José Gomes, funcionário mais antigo do órgão, saudou os colegas e comparou a Codecir a uma criança que ele viu nascer. “Foram muitos invernos, muitas lutas e muito trabalho para chegar à Defesa Civil que temos hoje. Fico feliz ao ver este trabalho ser cada vez mais ampliado e, agora, com a primeira Conferência da Defesa Civil, mostramos o compromisso com os moradores de morro e alagados”.

Nina Macário está há seis anos e meio à frente da presidência da Codecir. Na tribuna da Casa, ela afirmou que o cargo a fez crescer muito como pessoa e lhe possibilitou estabelecer um novo parâmetro profissional. “Os nossos governantes estão buscando esses padrões de atendimento às pessoas mais necessitadas. Está sendo feito esforço na comunicação de risco e no estabelecimento de novos paradigmas na defesa civil da cidade. Estas conquistas recentes não vêm apenas do meu próprio empenho, mas dos meus colegas, que ao longo dos anos construíram este trabalho, e da gestão municipal, que vem tentando encontrar soluções para proteger a vida da população mais carente”.

Ana Cláudia Mota, da Secretaria de Planejamento Participativo, representou o Poder Executivo. Ela acompanha o trabalho da Codecir há 17 anos. “O papel que o órgão exerce é fundamental para a cidade, e espero que a comunidade passe a participar efetivamente deste conjunto de ações de prevenção que a Prefeitura vem desenvolvendo”.

A solenidade foi presidida pelo vereador Romildo Gomes (Dem). “Estou na Casa há 25 anos e é a primeira vez que um vereador toma a iniciativa de prestar uma homenagem aos servidores da Codecir. Parabéns a Múcio Magalhães”, afirmou. A vereadora Vera Lopes (PPS) também esteve presente.

 

Histórico

 

Criada em março de 1986, a Codecir funcionava precariamente nas dependências da Empresa de Urbanização do Recife, URB. Como tinha apenas 14 funcionários, contava com servidores de outros órgãos da Prefeitura do Recife que eram desviados das atividades do dia a dia nos períodos de chuva. Durante muito tempo, a atuação da comissão se detinha basicamente aos morros, no trabalho de socorro à população nos acidentes provocados pelas chuvas e em Brasília Teimosa, na assistência aos moradores das palafitas durante os períodos de maré alta. Desde 2001 seu trabalho é permanente e a equipe foi ampliada de 14 para 179 funcionários.

 

Em 09.03.10, às 17h30.