Comando Militar do Nordeste é homenageado no Dia do Soldado

Com a presença de numerosos oficiais do Comando Militar do Nordeste, da Marinha e da Aeronáutica, uma reunião solene foi realizada na Câmara Municipal do Recife, na manhã desta quinta-feira (22), por iniciativa do vereador Renato Antunes (PSC), para comemorar o Dia do Soldado, que oficialmente transcorrerá no dia 25. A solenidade, que homenageou o Comando Militar, foi dirigida pelo vereador Carlos Gueiros (PSB), vice-presidente da Casa de José Mariano.

O Hino Nacional foi executado pela Banda do Exército e cantado pelos militares. A mesa da solenidade foi composta por, além dos dois vereadores, o deputado estadual Joel da Harpa; general de Exército Marco Antônio Freire Gomes, comandante Militar do Nordeste; general de Divisão Pedro Paulo de Mello Braga, comandante da 7ª Região Militar; general de Divisão R1 Geraldo Gomes de Mattos Filho, assessor do Comando Militar do Nordeste;  e o general de Brigada Carlos Duarte Pontual Lemos, chefe do Estado Maior do Comando Militar do Nordeste.

O vereador Renato Antunes disse, em discurso, que se sente parte da “família verde-oliva” e que o Exército Brasileiro é formado por heróis. “Sabemos o que o Exército representa, pois na essência, todos nós somos soldados. Hoje ocupo uma vaga como representante do povo recifense na Câmara Municipal, e muitos dos meus princípios e valores que carrego foram formulados no Exército”.

O vereador reafirmou que realizar a reunião solene em homenagem ao Dia do Soldado “é algo que me orgulha pois, no Exército, fui disciplinado a atender à coletividade. Foi um aprendizado de oito anos na família verde-oliva, onde servi no71BI, em Garanhuns”. Depois, Renato Antunes apresentou um breve histórico para explicar a existência do Dia do Solado, quando ressaltou que Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, é “considerado um dos maiores vultos da nossa história, bravo militar brasileiro”.

Renato Antunes ressaltou que “Caxias é o maior soldado de nosso Exército. “Ao lembrarmos, nesta data, o invencível Duque de Caxias, também homenageamos o Exército Brasileiro, a verdadeira escola de cidadania e de amor ao Brasil, e a todos os soldados que não se deixam abater pelas dificuldades materiais impostas por restrições orçamentárias e salários defasados que não condizem com a nobreza da missão”.

Depois que o vereador fez o discurso, um vídeo foi apresentado e Renato Antunes fez a entrega de um diploma em homenagem ao Dia do Solado ao comandante Militar do Nordeste, general de Exército Marco Antônio Freire Gomes. Em seguida, a Banda do Exército apresentou a Canção do Exército.

O general Freire Gomes de Mattos ocupou a tribuna e agradeceu “em nome do comandante do Exército Brasileiro, general Edson Leal Pujol e particularmente em nome dos integrantes do Comando Militar do Nordeste”, à homenagem prestada pela Câmara Municipal do Recife por ocasião do Dia do Soldado. “Nessa oportunidade, celebramos a data de nascimento do Patrono do Exército Brasileiro, o insigne Marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias”. O futuro Duque nasceu na então Fazenda São Paulo no dia 25 de agosto de 1803, na província do Rio de Janeiro, atual cidade de Duque de Caxias/RJ, nome dado em sua homenagem, na baixada fluminense.

O general disse, ainda, que “para discorrer sobre o ‘soldado Caxias’ e seus feitos seriam necessárias muitas horas. “Assim, cabe sintetizar a vida de tão nobre personagem nacional citando duas breves passagens extraídas de relatos feitos por testemunhas da época, os quais tiveram o privilégio de conhecê-lo”. O general relatou fatos da Batalha de Itororó e a iniciativa do Duque de Caxias que deixou escrito, em seu testamento, que dispensava honras fúnebres em seu enterro.

“Essas duas passagens retratam de forma precisa a liderança inconteste do chefe militar, estadista, pacificador e cidadão que associado ao espírito desprovido de vaidade e carregado de senso humanitário, já naquela época, mostrava a seus discípulos as duas faces do Braço Forte e da Mão Amiga do glorioso Exército”. Caixas, para o general, é uma referência de  “legalidade, perseverança, generosidade, amor à Pátria, solidariedade e disciplina; uma imagem de intransigência para com o erro; uma síntese de virtudes e valores que dão alma e fortaleza do Exército”, disse, o comandante.


Em 22.08.2019, ás 12h03.