Comarca do Recife é a mais rápida do Brasil em adoção

Uma pesquisa encomendada pelo Conselho Nacional de Justiça elegeu a Comarca do Recife como referência nacional em processos de adoção. Na tribuna do plenário, a vereadora Michele Collins (PP) repercutiu, na tarde desta segunda-feira, 24, o estudo que avaliou oito comarcas do País. “Parabenizo o nosso atuante e destacado Poder Judiciário, o empenho dos parceiros daquela instituição e o grandioso gesto das famílias que realmente se interessam e se dispõem a dedicar amor a alguém que tanto está necessitando de afeto e carinho”.

Na Segunda Vara da Infância e Juventude do Recife, que tem como uma de suas atribuições receber os pretendentes à adoção e realizar os procedimentos relativos à inclusão deles no Cadastro Nacional o tempo médio de duração dos processos são de 30 dias. Já os processos relativos à destituição do poder familiar no Recife duram, no máximo, quatro meses. Em Brasília, por exemplo, de acordo com a pesquisa, o tempo médio é de quatro anos.

“Esse bom desempenho deve-se a diversos fatores, sobretudo, ao histórico do Tribunal de Justiça de Pernambuco, que sempre esteve lutando em prol da infância e da juventude. Deve-se ainda aos diversos núcleos e programas integrados, entre eles, o Núcleo de Apoio ao Cadastro de Adoção”, ressaltou Michele Collins que frisou ainda a parceria entre o Ministério Público e da Defensoria Pública com o judiciário, o que resulta na rapidez dos processos.

 

Em 24.08.2015 às 16h01