Combate ao Crack em debate na Câmara

A implantação da Rede Estadual de Enfrentamento ao Crack será debatida em audiência pública na Câmara Municipal do Recife nesta terça-feira, 29, às 10h, por iniciativa do vereador Luiz Eustáquio, que é presidente da Frente Parlamentar do Recife de Combate ao Crack e também da Comissão de Saúde. Foram convidados representantes das secretarias municipais de Educação, Saúde, Assistência Social e de Direitos Humanos; do Conselho Municipal de Políticas Sobre Álcool e outras drogas; Ministério Público (1ª Vara de Entorpecentes); das secretarias estaduais de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Secretaria Executiva de Desenvolvimento e Assistência Social de Pernambuco.

A Frente Parlamentar do Recife de Combate ao Crack, criada no ano passado, é formada por cinco comissões da Câmara Municipal e visa a prevenção ao uso, repressão  ao comércio da droga e a cura dos dependentes. Os vereadores defendem  que todos os órgãos executivos e a sociedade precisam se unir para o fortalecimento das políticas públicas e propor formas eficientes de enfrentamento ao crack. Atualmente, o Recife dispõe apenas dos Centros de Atendimento Psicossociais (os Caps) e dos abrigos, onde o atendimento dura até 40 dias. Em viagem a Porto Alegre, os representantes da Frente detectaram que tem sido importante a participação da mídia e a parceria entre os municípios gaúchos no combate à droga. Já em  Belo Horizonte observaram que existem 31 entidades cadastradas em apoio ao usuário que quer fazer tratamento.

Ao propor a realização da audiência pública, o vereador Luiz Eustáquio justificou: “Diante da iniciativa do Governo do Estado de Pernambuco criando a Rede Estadual de Enfrentamento ao Crack, a Frente Parlamentar do Recife decidiu promover uma audiência pública visando promover o debate e a produção coletiva de encaminhamentos que contribuirão para facilitar o funcionamento desta rede no município do Recife, tendo em vista que a Frente deseja dar sua parcela de contribuição em parceria com esse projeto. ”

Em 29.06.2010, às 9h10.