Começa seminário nacional sobre avanço do mar

Mais de 300 pessoas participaram, na noite desta quinta-feira (8), do primeiro dia do seminário nacional sobre o avanço do mar na costa pernambucana, promovido pelo Parlamento Metropolitano do Recife. O vereador Josenildo Sinesio (PT), presidente da entidade, fez a abertura oficial do evento, que contou com a presença de vereadores das 14 câmaras municipais da Região Metropolitana do Recife que fazem parte do Parlamento, do prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, secretários municipais, técnicos, especialistas, professores, estudantes, moradores e representantes de entidades da sociedade civil.

“Iremos buscar, com a troca de experiências e apresentações de ideias, o fomento de novas e eficientes ações de enfrentamento à erosão marinha na orla pernambucana. Através de debates, palestras e mesas-redondas, vamos conhecer os trabalhos de contenção desenvolvidos em outras regiões do País, seu histórico e níveis de eficiência”.

 Josenildo disse ainda que o seminário irá propor mudanças na legislação para monitorar a gestão costeira de Pernambuco e também a criação da Frente Parlamentar Metropolitana de Acompanhamento das Políticas Estaduais de Enfrentamento à Erosão Marinha. “Por fim, vamos elaborar a Carta Metropolitana para ser entregue à sociedade, ao governo em suas três esferas e à Procuradoria Geral da República com as resoluções do Seminário”.

Elias Gomes parabenizou a iniciativa do seminário e destacou a importância da integração entre os poderes municipal, estadual e federal. “Esse esforço certamente marcará posição no sentido de mobilizar todos os segmentos públicos e privados em todas as instâncias de poder para construirmos e definirmos uma agenda integrada. Temos consciência de que este problema tem que ser enfrentado coletivamente”.   Ele ressaltou ainda a importância da assinatura de um termo de referência do município para contratação de uma consultoria internacional responsável por estudos de projetos para orientar a ação do poder publico. “Estes estudos começam este mês e vamos colocá-los à disposição dos demais municípios”.

Doutor em Engenharia Costeira pela Universidade da Flórida (EUA), o engenheiro civil e professor Cláudio Freitas Neves fez uma explanação sobre as mudanças climáticas e os impactos na costa brasileira. Ele destacou a deficiência dos sistemas de drenagem projetados no meio do século 20 e que já não mais comportam a capacidade de vazão das galerias pluviais das grandes cidades. Cláudio disse ainda que obras de urbanização das orlas também agravam o avanço do mar e que a solução não é simples. “É lenta, envolve conhecimento crescente, leva tempo e a sociedade brasileira também precisa se organizar e repartir os custos e os benefícios de tudo isso”.

O engenheiro também falou da importância da participação do legislativo no tema.  “A zona costeira é frágil e as ações precisam ser tomadas em longo prazo. Por isso, as câmaras municipais têm grande importância para lidar com as questões climáticas e os vereadores, principalmente os que se reelegem, podem garantir uma ação continuada”.

Durante o evento, foi mostrado um vídeo com reportagens exibidas em telejornais sobre as mudanças climáticas e as conseqüências do avanço do mar no litoral brasileiro e em cidades como Recife, João Pessoa e São Luis.

Amanhã (9), o seminário começa às 8h e discute o histórico das ações emergenciais de contenção do avanço do mar e impasses e desafios da erosão na costa do Estado, com palestras dos geólogos e professores da UFPE Valdir Vaz Manso e Fábio Pedrosa. Haverá ainda mesa redonda com secretários, painéis e debates, além da entrega da Medalha do Mérito Metropolitano Dr. Pelópidas da Silveira a oito personalidades de Pernambuco como o governador Eduardo Campos e o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, entre outros. O evento acontece em um auditório do Hotel Dorisol, no bairro de Piedade, município de Jaboatão dos Guararapes.

 

Em 09.04.2010, às 8h.