Comissão aprova Área de Proteção ao Ciclista de Competição

Em reunião realizada no início da tarde desta quarta-feira (30), a Comissão de Educação distribuiu 12 projetos de leis e votou pareceres de outros oito. Um dos aprovados foi o de número 57/2018, de autoria do vereador Fred Ferreira (PSC) que institui uma Área de Proteção ao Ciclista de Competição (APCC), no âmbito do município do Recife, ao mesmo tempo que a denomina de Allan Castro Soares de Caminha.

Participaram da reunião a presidente da comissão, vereadora Ana Lúcia (PRB) e o vereador Renato Antunes (PSC). Foi ele o relator do projeto de Ferreira, que explica a Área de Proteção ao Ciclista de Competição (APCC) como o espaço de trechos com um mínimo de 1.500 metros lineares em cada sentido, totalizando uma volta de no mínimo 3 mil metros lineares, seguindo os limites propostos pelo artigo 58 da Lei Federal n.º 9.503, de 23 de setembro de 1997 - Código de Trânsito Brasileiro.

A APCC, de acordo com o projeto de lei 57/2018, será criada na Zona Sul do Recife, localizada na pista de rolamento da Avenida Via Mangue: do Shopping Rio Mar até o Shopping Recife, no sentido cidade – subúrbio. No trecho da via deverá ser realizado diariamente o fechamento por cavaletes, mais especificamente nos seguintes pontos: no início da Via Mangue, na alça de acesso oriunda da Ponte Paulo Guerra; no retorno central da Via Mangue, em frente à Praça Marcantonio Vilaça; e no término do viaduto Dom João VI.

A área funcionará nos seguintes horários: das quatro às seis da manhã, de segunda à sexta-feira; e das quatro às oito da manhã, aos sábados, domingos e feriados. O Projeto de Lei visa a atender os ciclistas de competição, dando-lhes uma especial atenção e reconhecimento, segundo o autor da proposta, que foi reconhecida pelo relator.

 

Em 30.05.2018, às 15h19.