Comissão aprova coleta seletiva em eventos culturais

Reunida na tarde desta segunda-feira, 20, a Comissão de Legislação e Justiça distribuiu 19 projetos de lei e quatro matérias foram analisadas. Estiveram presentes os vereadores Aerto Luna(PRP), Alfredo Santana (PRB), Almir Fernando (PCdoB) e Carlos Gueiros (PTB). Dentre as propostas apreciadas, recebeu o parecer de aprovação o projeto de lei 22/2015, de autoria do vereador Eurico Freire (PV) que fica instituído o Programa Eco Cultural de Coleta Seletiva para todos os eventos culturais inseridos no calendário municipal.

O Programa consiste na implantação de sistema de coleta seletiva de resíduos recicláveis nos eventos mais expressivos de nossa cultura, divididos em dois grupos: lixo seco (papéis, plásticos metais e isopor) e lixo molhado (resto de comida, casca e bagaço de frutas). "A implantação do programa deverá ser acompanhada de atividades didático-pedagógicas nas escolas públicas municipais, além de programas de conscientização ecológica junto à população, os quais serão fundamentais na educação ambiental do povo recifense", lembrou Eurico Freire.

De acordo com a justificativa de Eurico Freire, a reciclagem vai criar uma cultura de combate ao desperdício, divulgar e estimular o hábito do reaproveitamento de materiais, com efeitos positivos na formação da cidadania e no interesse pela melhoria da qualidade devida da população. “Esse projeto busca considerar que as cooperativas de catadores podem gerar ocupação e renda para um grande número de pessoas que sobrevivem dessa atividade nos eventos culturais”, ressaltou o parlamentar.

Segundo o presidente da Comissão de Legislação e Justiça, vereador Aerto Luna, a proposta de Eurico Freire vem enfatizar a responsabilidade ambiental. “Foi um projeto aprovado por unanimidade no seio da Comissão, e um fator muito importante nessa matéria é a possibilidade de parceria com as cooperativas. A responsabilidade ambiental é um fator muito importante para o meio ambiente e para o Recife”.

Em 20.04.15 às 17h04.