Comissão da Juventude recebe secretário municipal Jaime Asfora
Dentre as ações citadas pelo secretário se destacaram as ações educativas, de empregabilidade e a 3ª Conferência Municipal da Juventude, realizada nos dias 19 e 20 de agosto de 2015. “O Prouni Recife é um programa que hoje oferece quase 300 vagas em universidades particulares para os jovens carentes e que vai ser ampliado a cada semestre, aumentando essas vagas”, destacou Jaime Asfora. “O programa de qualificação da secretaria tem 17 escolas e oferece 5 mil vagas em cursos profissionalizantes em várias áreas”, continuou. Atividades de gestão, como a formação de um Comitê Intersetorial de Secretarias, também foram abordadas.
A Conferência Municipal dominou as discussões da reunião. Segundo o secretário, o evento serviu como pontapé para a confecção de um Plano Municipal da Juventude que deve ser entregue à Câmara em 2016. Alguns de seus elementos, no entanto, foram criticados pela comissão.
“Nós fizemos algumas críticas à conferência. A gente entendia que poderia ter muito mais jovens, houve alguns contratempos por ela ter acontecido durante a semana. A divulgação foi precária de certa forma”, afirmou a vereadora Isabella de Roldão, presidente da Comissão de Juventude da Câmara. Ela também questionou o caráter consultivo, e não deliberativo, da conferência. “A gente não compreendia como é que depois te ter havido uma conferência vai haver agora um diagnóstico. A Secretaria da Juventude vai fazer um levantamento da realidade da juventude do Recife e ouvir propostas da sociedade civil. Achamos que essa conferência deveria ter acontecido a posteriori de tudo isso”, argumentou.
O secretário comentou que os problemas não passaram despercebidos pela gestão. “A gente fez uma autocrítica, uma revisão de nossa ação”, disse. Também foi pontuado que o processo de escuta iniciado na conferência será mantido através de um calendário de atividades.
Em 01.09.2015 às 16h37